O conceito de transtornos específicos do desenvolvimento das habilidades escolares é diretamente comparável ao dos transtornos específicos do desenvolvimento da
- A) inteligência e sexualidade.
- B) personalidade e sexualidade.
- C) maturidade emocional e racional.
- D) fala e linguagem.
- E) personalidade e maturidade emocional.
Resposta:
A alternativa correta é letra D) fala e linguagem.
Para respondermos tal questão, não são necessárias maiores referências. Conseguimos selecionar a alternativa mais compatível com o transtorno apresentado pelo enunciado. Apenas para conhecimento, a questão refere-se à CID-10. De acordo com essa classificação, tanto os transtornos específicos do desenvolvimento das habilidades escolares quanto os transtornos específicos da fala e linguagem pertencem ao grupo dos transtornos do desenvolvimento psicológico.
Veja que tipos de transtornos eles incluem:
F80 — F89 Transtornos do desenvolvimento psicológico
F80 Transtornos específicos do desenvolvimento da fala e linguagem
F80.0 Transtorno específico de articulação de fala
F80.1 Transtorno de linguagem expressiva
F80.2 Transtorno de linguagem receptiva
F80.3 Afasia adquirida com epilepsia (síndrome de Landau-Kleffner)
F80.8 Outros transtornos do desenvolvimento da fala e linguagem
F80.9 Transtorno do desenvolvimento da fala e linguagem, não especificado
F81 Transtornos específicos do desenvolvimento das habilidades escolares
F81.0 Transtorno específico de leitura
F81.1 Transtorno específico do soletrar
F81.2 Transtorno específico de habilidades aritméticas
F81.3 Transtorno misto das habilidades escolares
F81.8 Outros transtornos do desenvolvimento das habilidades escolares
F81.9 Transtorno do desenvolvimento das habilidades escolares, não especificado.
As demais alternativas citam transtornos que não se relacionam com os transtornos específicos do desenvolvimento das habilidades escolares e, portanto, podemos eliminá-las.
Fonte: ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DA SAÚDE. CID-10: Classificação Estatística Internacional de Doenças com disquete Vol. 1. Edusp, 1994.
Deixe um comentário