Uma adolescente de 19 anos começou a apresentar sintomas como comportamento de irritabilidade, sentimento de tédio, insônia, déficit de atenção, angústia e auto-estima diminuída. O quadro aponta para:
- A) início de um processo esquizoide;
- B) um quadro depressivo;
- C) distimia;
- D) um quadro histérico;
- E) um quadro hebefrênico.
Resposta:
A alternativa correta é letra B) um quadro depressivo;
Análise das alternativas:
a) início de um processo esquizoide;
INCORRETA. As características de um transtorno esquizoide incluem: indiferença aparente a elogios e críticas; frieza emocional, afetividade distanciada ou embotada; preferência quase invariável por atividades solitárias e falta de amigos íntimos, etc. Não se refere, portanto, ao quadro descrito.
b) um quadro depressivo;
CORRETA. Comportamento de irritabilidade, sentimento de tédio, insônia, déficit de atenção, angústia e auto-estima diminuída são característicos de um quadro depressivo. Portanto, esta é a opção certa.
c) distimia;
INCORRETA. A distimia tem o aspecto de uma depressão crônica, geralmente de intensidade leve e duradoura. Os sintomas devem estar presentes de forma ininterrupta por, pelo menos, dois anos. Como não tivemos acesso à duração dos sintomas nem sua intensidade, não podemos optar por esta alternativa.
d) um quadro histérico;
INCORRETA. O comportamento do indivíduo histérico é caracteristicamente dramático, teatral, sendo que o paciente quer constantemente ser o centro das atenções; infantil, sedutor e, eventualmente, manipulativo.
e) um quadro hebefrênico.
INCORRETA. Segundo a CID-10, na esquizofrenia hebefrênica, as mudanças afetivas são proeminentes, os delírios e as alucinações são fugazes e fragmentários e o comportamento é irresponsável e imprevisível.
Fonte: DALGALARRONDO, Paulo. Psicopatologia e semiologia dos transtornos mentais. Artmed, 2008.
Deixe um comentário