Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

As discussões de vários autores sobre a questão da normalidade x anormalidade levantaram importantes questões para o trabalho na área de saúde mental ou de educação. Leia atentamente as alternativas abaixo e assinale a que NÂO está correta:

Resposta:

A alternativa correta é letra E) apesar de ser considerada uma contribuição importante, o pensamento de Canguilhen não teve grande impacto no desenvolvimento de trabalhos em Saúde Mental ou Educação.

Análise das alternativas:

 

a)  o conceito de anormalidade apresenta variações culturais;

 

CORRETA. Para o autor, a forma e as funções do corpo humano não são apenas a expressão de condições impostas à vida pelo meio, mas a expressão dos modos de viver socialmente adotados no meio. 

 

b)  Georges Canguilhem introduziu o conceito de anomalia;
 

CORRETA. Para o autor, a anomalia se manifesta na multiplicidade espacial, a doença na sucessão cronológica. O próprio da doença é vir interromper o curso de algo, é ser verdadeiramente crítica. A anomalia é constitucional, congênita e só se manifesta ao iniciar-se o exercício da respectiva função.

 

c)  para alguns autores brasileiros, a criança com problemas escolares teria uma constituição anormal, o que obrigaria a uma assistência pedagógica diferenciada;
 

CORRETA. Canguilhem explica que "normal" é o termo pelo qual o século XIX iria designar o protótipo escolar e o estado de saúde orgânica. 

 

d)  de acordo com a frenologia, é possível fazer uma avaliação a priori dos desvios de comportamento do sujeito;
 

CORRETA.  A frenologia foi discutida por Broussais, citado no livro de Canguilhem.

 

e)  apesar de ser considerada uma contribuição importante, o pensamento de Canguilhem não teve grande impacto no desenvolvimento de trabalhos em Saúde Mental ou Educação.

 

INCORRETA. Pelo contrário, o pensamento de Canguilhen teve grande impacto nessas áreas.

 


Fonte: CANGUILHEM, G. O normal e o patológico. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 1995.

Continua após a publicidade..

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *