Segundo Barlow & Durand (2008), autores que se debruçaram ao estudo da Psicopatologia, de modo idêntico às anfetaminas, esta droga aumenta o estado de alerta, produz euforia, eleva a pressão sanguínea e o pulso e causa insônia e falta de apetite. O indivíduo pode referir uma sensação de ser poderoso e invencível, sentindo-se autoconfiante. Tal descrição corresponde ao efeito
- A) do barbitúrico.
- B) da maconha.
- C) do LSD.
- D) do ópio.
- E) da cocaína.
Resposta:
A alternativa correta é letra E) da cocaína.
Segundo o DSM-IV, os Critérios Diagnósticos para F14.00 - 292.89 Intoxicação com Cocaína:
A. Uso recente de cocaína.
B. Alterações comportamentais ou psicológicas mal-adaptativas e clinicamente significativas (por ex., euforia ou embotamento afetivo; mudanças na sociabilidade; hipervigilância; sensibilidade interpessoal; ansiedade; tensão ou raiva; comportamentos estereotipados; julgamento prejudicado; funcionamento social ou ocupacional prejudicado), que se desenvolvem durante ou logo após o uso de cocaína.
C. Dois ou mais dos seguintes sintomas, desenvolvendo-se durante ou logo após o uso de cocaína:
(1) taquicardia ou bradicardia
(2) dilatação das pupilas
(3) pressão sanguínea elevada ou abaixo do normal
(4) perspiração ou calafrios
(5) náusea ou vômitos
(6) evidências de perda de peso
(7) agitação ou retardo psicomotor
(8) fraqueza muscular, depressão respiratória, dor torácica ou arritmias cardíacas
(9) confusão, convulsões, discinesias, distonias ou coma
D. Os sintomas não se devem a uma condição médica geral nem são melhor explicados por outro transtorno mental.
Análise das alternativas:
a) Incorreta. Os Barbitúricos podem causar depressão profunda, que pode variar desde um efeito sedativo, anestésico cirúrgico, até a morte. Outro efeito é o de causar sono, podendo induzir apenas o relaxamento (efeito sedativo) ou o sono (efeito hipnótico), dependendo da dose utilizada.
b) Incorreta. A intoxicação por Cannabis, da qual é produzida a maconha, inclui dois (ou mais) dos seguintes sinais ou sintomas, desenvolvidos no período de 2 horas após o uso: 1. Conjuntivas hiperemiadas. 2. Apetite aumentado. 3. Boca seca. 4. Taquicardia.
c) Incorreta. A Intoxicação com Alucinógenos, como o LCD, inclui alterações perceptuais como a intensificação subjetiva das percepções, despersonalização, desrealização, ilusões, alucinações e sinestesias. Além disso, o diagnóstico exige também a presença de dois dos sinais fisiológicos seguintes: dilatação das pupilas, taquicardia, sudorese, palpitações, visão turva, tremores e falta de coordenação.
d) Incorreta. A Intoxicação com Opioides pode causar alterações comportamentais, como euforia inicial seguida por apatia, disforia, agitação ou retardo psicomotor, prejuízo no julgamento ou prejuízo no funcionamento social ou ocupacional é acompanhada por constrição das pupilas e um ou mais dos seguintes sinais: torpor ou até mesmo coma, fala arrastada e prejuízo na atenção ou memória.
e) Correta. A Intoxicação com Cocaína e a Intoxicação com Anfetamina caracterizam-se por um quadro de grandiosidade e hiperatividade, acompanhado de taquicardia, dilatação das pupilas, insônia, falta de apetite, pressão sanguínea elevada, perspiração ou calafrios. Portanto, a descrição do enunciado refere-se ao efeito da cocaína.
Deixe um comentário