Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

Na demência de tipo Alzheimer, o indivíduo manifesta déficits cognitivos múltiplos que se desenvolvem gradual e continuadamente, predominando a deficiência de memória, orientação, julgamento e

Resposta:

A alternativa correta é letra A) raciocínio.

A doença de Alzheimer (DA) responde por cerca de 60% de todas as demências, o que a torna a causa principal de demência (LoGiudice, 2002). Quanto ao curso clínico, apresenta-se com início insidioso e deterioração progressiva. O prejuízo de memória é o evento clínico de maior magnitude. Nos estágios iniciais, geralmente encontramos perda de memória episódica e dificuldades na aquisição de novas habilidades, evoluindo gradualmente com prejuízos em outras funções cognitivas, tais como julgamento, cálculo, raciocínio abstrato e habilidades visuo-espaciais. Nos estágios intermediários, pode ocorrer afasia fluente (perturbação da linguagem), apresentando-se como dificuldade para nomear objetos ou para escolher a palavra adequada para expressar uma ideia, e também apraxia (capacidade prejudicada de executar atividades motoras, apesar de um funcionamento motor intacto). Nos estágios terminais, encontram-se marcantes alterações do ciclo sono–vigília; alterações comportamentais, como irritabilidade e agressividade; sintomas psicóticos; incapacidade de deambular, falar e realizar cuidados pessoais.

 


Análise das alternativas:

 

a) Correta. De acordo com trecho de artigo científico, os déficits cognitivos predominantes são: deficiência de  memória, orientação (envolvem habilidade visuo-espaciais), julgamento e raciocínio.

 

b) Incorreta. A deficiência na destreza manual é mais característico da doença de Parkinson, cujos sintomas são: tremores, rigidez, movimentos lentos e postura instável.

 

c) Incorreta. Na doença de Alzheimer pode ocorrer afasia (perturbação da linguagem), no entanto, é mais característico nos estágios intermediários. A questão pede os sintomas proeminentes da doença. Além disso, não se fala na deficiência em fluência verbal, mas sim na dificuldade de nomear objetos ou na escolha da palavra certa para se expressar.

 

d) Incorreta. A deficiência de recurso visual é mais característico da demência por corpúsculos de Lewy, cujos déficits proeminentes ocorrem na função executiva, resolução de problemas, fluência verbal e performance audio-visual. 

 

e) Incorreta. O déficit neurológico focal é mais característico da demência vascular. O quadro clínico clássico é caracterizado por início abrupto, relacionado a um acidente vascular cerebral ou a um ataque isquêmico transitório.

 


Fonte: http://www.hcnet.usp.br/ipq/revista/vol32/n3/119.html

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *