As diferenciações entre psicose e neurose propostas por Lobosque (2001) estão corretas nas seguintes afirmativas, exceto em:
- A) A importância da definição da estrutura do sujeito é mais importante para o trabalho clínico que diferenciações entre paranoia e esquizofrenia.
- B) O subsídio da psicopatologia psiquiátrica é indispensável na constatação da relação dos distúrbios psíquicos com uma determinação orgânica.
- C) A neurose era considerada por Jaspers como desenvolvimento anormal, enquanto a psicose se referia a processos psíquicos, compreensão importante, apesar dos equívocos desse autor.
- D) A psicose e a neurose são formas de estruturação do sujeito e se referem aos modos como ele lida com a realidade, sendo a segunda forma resultado do rompimento com a realidade e sua substituição por nova realidade.
Resposta:
A resposta correta desta questão é letra D) A psicose e a neurose são formas de estruturação do sujeito e se referem aos modos como ele lida com a realidade, sendo a segunda forma resultado do rompimento com a realidade e sua substituição por nova realidade.
A diferenciação entre psicose e neurose proposta por Lobosque (2001) destaca que tanto a psicose quanto a neurose são formas de estruturação do sujeito e estão relacionadas com a forma como o sujeito percebe e lida com a realidade. Na neurose, o sujeito mantém contato com a realidade, embora possa haver um certo grau de distorção ou defesa contra experiências dolorosas. Já na psicose, ocorre um rompimento mais profundo com a realidade, levando à substituição da realidade por uma nova realidade interna, muitas vezes delirante ou alucinatória.
Deixe um comentário