A síndrome do autismo infantil precoce descrita por Leo Kanner consiste em:
- A) um quadro de esquizofrenia infantil;
- B) um espectro composto de transtorno global de desenvolvimento, psicose infantil e síndrome de Asperger;
- C) um estado de instabilidade afetiva;
- D) um quadro que se caracteriza por perturbações nas relações com pessoas e objetos;
- E) distúrbios de linguagem que não se manifestam socialmente, mas afetiva e cognitivamente.
Resposta:
A alternativa correta é letra D) um quadro que se caracteriza por perturbações nas relações com pessoas e objetos;
A síndrome do autismo infantil precoce descrita por Leo Kanner consiste em:
A questão pode ser respondida como seguinte texto:
"HISTÓRIA DO TRANSTORNO AUTISTA
"O autismo infantil precoce" foi descrito por Leo Kanner em 1943, embora, em 1867, o psiquiatra Henry Maudsley tenha observado um grupo de crianças bem jovens com transtornos mentais graves que se caracterizavam por desvio, atraso e distorção acentuados no desenvolvimento. Naquela época, acreditava-se que a perturbação do desenvolvimento mais séria em crianças jovens se enquadrasse na categoria de psicoses.
O trabalho clássico de Kanner, "Autistic Disturbances of Affective Contact" (Perturbações Autistas do Contato Afetivo), deu origem ao termo autismo infantil e apresentou uma visão clara e detalhada dessa síndrome do início da infância.
Kanner descreveu crianças que apresentavam um "isolamento autista" extremo; dificuldade em assumir posturas proativas; retardo ou desvio no desenvolvimento linguístico com ecolalia e, em geral, com inversão pronominal (usando "você" por "eu"); repetição monótona de sons ou de expressões verbais; excelente aprendizagem de memória; gama limitada de atividades e espontâneas, estereótipos e desejo obsessivo ansioso para manter a mesmice e medo de mudar. Sob a ótica social, a amostra de Kanner foi descrita com contato visual fraco; relacionamentos tímidos; e preferência por quadros e objetos inanimados.
Kanner alimentava uma leve suspeita de que a incidência da síndrome era mais frequente do que aparentava e sugeriu a possibilidade de algumas crianças com autismo infantil terem sido classificadas de forma errônea como "mentalmente retardadas" ou esquizofrênicas. Até o ano de 1980, as crianças com sintomas de transtorno do espectro autista costumavam ser diagnosticadas com esquizofrenia infantil. Com o passar do tempo, tornou-se evidente que o transtorno do espectro autista e a esquizofrenia eram duas entidades psiquiátricas distintas. Entretanto, em alguns casos, crianças com o transtorno do espectro autista podem desenvolver transtorno esquizofrênico comórbido em um momento posterior da infância."
Fonte: "Compêndio de Psiquiatria" (Kaplan e Sadock)
Com isso, encontramos a resposta na Letra D.
a) um quadro de esquizofrenia infantil;
b) um espectro composto de transtorno global de desenvolvimento, psicose infantil e síndrome de Asperger;
c) um estado de instabilidade afetiva;
d) um quadro que se caracteriza por perturbações nas relações com pessoas e objetos;
e) distúrbios de linguagem que não se manifestam socialmente, mas afetiva e cognitivamente.
Deixe um comentário