Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

Em psicopatologia, o exame das funções psíquicas elementares e de suas alterações é uma das estratégias de abordagem da vida mental que por um lado é útil, mas, por outro, pode induzir a erros. Por isso, é importante considerar que

Resposta:

A alternativa correta é letra A) inexistem funções psíquicas isoladas e alterações psicopatológicas compartimentalizadas; é sempre a pessoa na sua totalidade que adoece.

Gabarito: Letra A

Em psicopatologia, o exame das funções psíquicas elementares e de suas alterações é uma das estratégias de abordagem da vida mental que por um lado é útil, mas, por outro, pode induzir a erros. Por isso, é importante considerar que

a)  inexistem funções psíquicas isoladas e alterações psicopatológicas compartimentalizadas; é sempre a pessoa na sua totalidade que adoece.

Certo!

“Com o passar do tempo, na prática clínica diária, passa-se inadvertidamente a crer que a memória, a sensopercepção, a consciência do Eu, a vontade, a afetividade, etc., são áreas autônomas e naturais, separadas umas das outras e com vida própria. Deixa-se de lembrar o que elas realmente são, isto é, constructos aproximativos da psicologia e da psicopatologia que permitem uma comunicação mais fácil e um melhor entendimento dos fatos. Que fique claro: não existem funções psíquicas isoladas e alterações psicopatológicas compartimentalizadas desta ou daquela função. É sempre a pessoa na sua totalidade que adoece.”

 

b)  as síndromes psiquiátricas tratam de agrupamentos de sintomas que coexistem, mas não têm uma origem comum.

Errado. As síndromes psiquiátricas não são apenas agrupamentos de sintomas.

“Nos transtornos psiquiátricos, não se trata apenas de agrupamentos de sintomas que coexistem com regularidade e revelam, assim, sua origem comum. Os sintomas que os compõem são ligados estruturalmente entre si.”

 

c)  o que conta para se descobrir o sentido de um transtorno mental são as alterações nas funções psíquicas e os sintomas apresentados.

Errado. O sentido de um transtorno mental é muito mais subjetivo da experiência do paciente que apenas alterações e sintomas.

 

d)  a memória, a sensopercepção, a consciência, a orientação e a afetividade são áreas autônomas capazes de permitir o entendimento de um transtorno mental.

Errado. Como vimos, as funções psíquicas não são isoladas.

 

e)  ao realizar um exame das funções psíquicas, um profissional pode realizar uma separação real entre as diversas qualidades de um ato psíquico.

Errado. Outro erro no mesmo sentido do anterior.

 

Nosso gabarito é Letra A

 

Referência

Dalgalarrondo, Paulo. Psicopatologia e semiologia dos transtornos mentais – 2. ed. Porto Alegre: Artmed, 2008. 

Continua após a publicidade..

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *