A teoria de Margaret Mahler sobre o desenvolvimento emocional infantil evidencia que falhas da evolução normal se refletirão em diferentes alternativas psicopatológicas.Na terceira fase, entre os 18 e 20 meses de idade, a autora identifica a crise de aproximação, a qual se caracteriza
- A) pela exploração visual e tátil da mãe e sorriso específico para ela.
- B) pela internalização de regras e capacidade de exprimir fantasias.
- C) por humor predominante de insatisfação, com acompanhamento e fuga da mãe.
- D) por evidência de que a criança sabe que o objeto existe, mesmo que não o perceba.
- E) pela fusão ilusória com a mãe e a realização alucinatória do desejo.
Resposta:
A alternativa correta é letra C) por humor predominante de insatisfação, com acompanhamento e fuga da mãe.
Gabarito: Letra C
A teoria de Margaret Mahler sobre o desenvolvimento emocional infantil evidencia que falhas da evolução normal se refletirão em diferentes alternativas psicopatológicas.Na terceira fase, entre os 18 e 20 meses de idade, a autora identifica a crise de aproximação, a qual se caracteriza
As fases de Mahler são diferenciação, que se inicia no quinto ou sexto mês, exploração, que tem início no oitavo a décimo mês, reaproximação, que vai dos 15 aos 24 meses, e a caminho da constância de objeto libidinal, dos 24 aos 36 meses.
A fase da reaproximação é caracterizada por uma ambivalência do bebê, que, ao mesmo tempo, busca e foge da mãe.
A crise da aproximação é uma subfase desta:
“Por volta dos 18 meses, estendendo-se até por volta de 20, 22 meses, há a "crise de separação", na qual o bebê passa por um processo de vulnerabilidade psíquica, em que sua autoconfiança e autonomia sofrem severa diminuição. Sua gradativa separação física da mãe é substituída por uma conduta de reaproximação constante. A autora enfatiza que será a maneira como a mãe lida, de forma amorosa, com a ambivalência do filho o determinante para a formação da representação do eu na criança, evitando ou potencializando traços neuróticos. Segundo a autora, esse período de crise de reaproximação é a base para uma saúde emocional normal (estável) ou o desenrolar de uma patologia. A comunicação entre mãe e filho nessa fase parece mais prejudicada do que antes, não havendo mais uma comunicação simbiótica e um ajustamento de intenções. Torna-se necessário que agora o verbal tome conta dessa relação, pois somente a empatia pré-verbal não é mais suficiente (Mahler, 1972a).”
“Aquele bebé que docilmente vinha ao encontro da mãe para abastecer-se emocionalmente, a partir do 15 meses, inicia um movimento novamente de ambitendéncia. Ou esta numa busca deliberada pela mãe, dando a impressão de que toda aquela autonomia e independência adquirida na fase anterior foi perdida, ou chega próximo a mãe e recusa o contato físico, num mecanismo de punição aquela que não estava presente todo o tempo (Mahler, 1975). Os autores comentam que “a relativa despreocupação com relação a presença da mãe, característica da subfase de treinamento, é agora substituída por uma preocupação aparentemente constante com o paradeiro da mãe...” (Mahler, Pine & Bergman, 1977, p. 100). Outro padrão estabelecido nessa idade é o de “perseguição e fuga” (Mahler, Pine & Bergman, 1977, p. 101). Nesse padrão, o toddler persegue a mãe, vigiando tudo o que ela faz ou aonde ela vai, parecendo indicar uma tentativa de novamente se fusionar a díade, ou foge dela, indicando um medo de novamente ser incorporado a fusão da idade e, com isso, perder a autonomia que já foi conquistada com a livre locomoção e separação.”
a) pela exploração visual e tátil da mãe e sorriso específico para ela.
b) pela internalização de regras e capacidade de exprimir fantasias.
c) por humor predominante de insatisfação, com acompanhamento e fuga da mãe.
d) por evidência de que a criança sabe que o objeto existe, mesmo que não o perceba.
e) pela fusão ilusória com a mãe e a realização alucinatória do desejo.
A única afirmativa que traz conceitos da teoria de Mahler e, portanto, é nossa resposta, é a Letra C
Fonte: Ribeiro, Anna, & Caropreso, Fatima. (2018). A teoria de Margaret Mahler sobre o desenvolvimento psíquico precoce normal. Psicologia em Revista, 24(3), 894-914. https://dx.doi.org/10.5752/P.1678-9563.2018v24n3p894-914
Deixe um comentário