A tendência moderna do estudo das somatizações inclina-se a abandonar o termo “psicossomática”, pois esse termo implica uma dissociação entre corpo e mente. A proposta é referir-se aos quadros que envolvem processos de somatização pelo termo
- A) dificuldade somática.
- B) psicossomatose.
- C) somatossensibilidade.
- D) distúrbio somatoforme.
- E) transtorno orgânico.
Resposta:
A alternativa correta é letra D) distúrbio somatoforme.
A questão é do ano de 2011, portanto, considerando a data em que a prova foi aplicada, conseguimos completar a sentença da seguinte forma:
A tendência moderna do estudo das somatizações inclina-se a abandonar o termo “psicossomática”, pois esse termo implica uma dissociação entre corpo e mente. A proposta é referir-se aos quadros que envolvem processos de somatização pelo termo distúrbio somatoforme.
No entanto, o DSM-V alterou novamente a forma como esses distúrbios são denominados. Vejamos:
Os princípios por trás das mudanças nos diagnósticos de sintomas somáticos e diagnósticos relacionados a partir do DSM-IV são cruciais para entender os diagnósticos do DSM-5. O termo do DSM-IV transtornos somatoformes era confuso e foi substituído por transtorno de sintomas somáticos e transtornos relacionados. No DSM-IV, havia grande sobreposição entre os transtornos somatoformes e falta de clareza acerca das fronteiras dos diagnósticos. Embora indivíduos com esses transtornos se apresentem essencialmente em contextos gerais de saúde e não mentais, médicos não psiquiatras consideravam os diagnósticos somatoformes do DSM-IV difíceis de entender e usar. A classificação atual do DSM-5 reconhece tal sobreposição ao reduzir o número total de transtornos, bem como suas subcategorias.
Como vemos, antes da mudança do DSM-V, poderíamos nos referir aos quadros que envolvem processos de somatização pelo termo distúrbio somatoforme. Porém, com a alteração proposta pelo mais recente manual, esses distúrbios serão tratados por transtornos de sintomas somáticos.
Deixe um comentário