O aspecto essencial deste transtorno é uma preocupação persistente com a possibilidade de ter um ou mais transtornos físicos sérios e progressivos. Os pacientes manifestam queixas somáticas persistentes ou preocupação persistente com a sua aparência física. Sensações e aparências normais ou banais são muitas vezes interpretadas por um paciente como anormais e angustiantes e a atenção é usualmente focalizada em apenas um ou dois órgãos ou sistemas do corpo. O transtorno físico ou desfiguramento temido pode ser especificado pelo paciente, mas mesmo assim o grau de convicção sobre sua presença e a ênfase sobre um transtorno em vez de outro, em geral, varia entre as consultas; o paciente usualmente cogitará a possibilidade de que outros transtornos físicos possam existir em adição àquele ao qual é dado predominância. Estas características configuram o transtorno
- A) associativo.
- B) dissociativo.
- C) hipocondríaco.
- D) somatoforme diferenciado.
- E) psicossomático diferenciado.
Resposta:
A alternativa correta é letra C) hipocondríaco.
Segundo a Classificação de Transtornos Mentais e do Comportamento da CID-10:
F45.2 Transtorno Hipocondríaco
O aspecto essencial deste transtorno é uma preocupação persistente com a possibilidade de ter um ou mais transtornos físicos sérios e progressivos. Os pacientes manifestam queixas somáticas persistentes ou preocupação persistente com a sua aparência física. Sensações e aparências normais ou banais são muitas vezes interpretadas por um paciente como anormais e angustiantes e a atenção é usualmente focalizada em apenas um ou dois órgãos ou sistemas do corpo. O transtorno físico ou desfiguramento temido pode ser especificado pelo paciente, mas mesmo assim o grau de convicção sobre sua presença e a ênfase sobre um transtorno em vez de outro, em geral, varia entre as consultas; o paciente usualmente cogitará a possibilidade de que outros transtornos físicos possam existir em adição àquele ao qual é dado predominância.
Análise das alternativas:
a) Incorreta. A denominação "transtorno associativo" é inexistente nos manuais. Existe apenas transtorno dissociativo (olhar descrição abaixo).
b) Incorreta. Os transtornos dissociativos caracterizam-se por uma perda parcial ou completa da integração normal entre as memórias do passado, consciência de identidade e sensações imediatas e controle dos movimentos corporais. Inclui amnésia dissociativa, fuga dissociativa, estupor dissociativo, transtornos de transe e possessão, dentre outros.
c) Correta. De acordo com o trecho da CID-10, concluímos que a descrição do enunciado trata do transtorno hipocondríaco.
d) Incorreta. A denominação "transtorno somatoforme diferenciado" é inexistente nos manuais. Porém o transtorno somatoforme INdiferenciado está presente. Nele, queixas físicas são múltiplas, variadas e persistentes, mas o quadro clínico completo e típico do transtorno de somatização não é preenchido.
e) Incorreta. A denominação "transtorno psicossomático diferenciado" é inexistente nos manuais. Porém o transtorno psicossomático INdiferenciado está presente e se inclui na categoria transtorno somatoforme indiferenciado.
Deixe um comentário