Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

Pedro, funcionário público, é avaliado como ambicioso, impaciente, agressivo e muito hostil pela psicóloga do serviço médico local. Seu superior imediato, que, além de apresentar essas mesmas características, é muito exigente, informa que Pedro é centralizador, competitivo e mostra alta demanda por qualidade e rapidez nos serviços. Pedro fuma pelo menos 60 cigarros ao dia e rotineiramente toma duas a três doses de bebida destilada à noite para iniciar o sono porque, segundo ele, não consegue relaxar para dormir sem a bebida. Recentemente, Pedro foi diagnosticado como portador de doença cardiovascular.Com referência ao caso hipotético apresentado acima, julgue o item.As características descritas pela psicóloga, em especial a hostilidade apresentada, são fatores de risco reconhecidos e possivelmente contribuíram para o desenvolvimento da doença cardiovascular de Pedro.

Resposta:

A alternativa correta é letra A) Certo

ITEM CERTO

 

A relação entre hostilidade e desenvolvimento de doença cardiovascular é comprovada pela literatura. Straub (2014) cita alguns estudos, dentre eles:

Pesquisadores estudaram homens e mulheres hostis que haviam sido assediados enquanto tentavam realizar uma tarefa mental difícil. O estresse causou ativação acima do normal na resposta de luta ou fuga nessas pessoas. Quando desafiadas, elas apresentaram reatividade cardiovascular bem maior, na forma de aumentos maiores na pressão arterial e liberações maiores de adrenalina, cortisol e outros hormônios do estresse (Kop e Krantz, 1997).

Com essas reações, as artérias podem se constringir e inflamar, desencadeando, assim, o desenvolvimento de doenças cardiovasculares. 


Fonte: STRAUB, Richard. Psicologia da saúde: uma abordagem biopsicossocial. Porto Alegre: Artmed, 2014.

Continua após a publicidade..

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *