Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

Pedro, funcionário público, é avaliado como ambicioso, impaciente, agressivo e muito hostil pela psicóloga do serviço médico local. Seu superior imediato, que, além de apresentar essas mesmas características, é muito exigente, informa que Pedro é centralizador, competitivo e mostra alta demanda por qualidade e rapidez nos serviços. Pedro fuma pelo menos 60 cigarros ao dia e rotineiramente toma duas a três doses de bebida destilada à noite para iniciar o sono porque, segundo ele, não consegue relaxar para dormir sem a bebida. Recentemente, Pedro foi diagnosticado como portador de doença cardiovascular.Com referência ao caso hipotético apresentado acima, julgue o item.Se Pedro fosse submetido a condição de trabalho extenuante, com liderança autoritária e alta demanda por produtividade, ele estaria propenso a aumento episódico de pressão arterial sistêmica e de produção de catecolaminas, antes mesmo de ter desenvolvido a doença cardiovascular.

Resposta:

A alternativa correta é letra A) Certo

ITEM CERTO

 

Existem estudos que comprovam a relação mencionada. Straub (2014) discorre sobre eles:

Ao longo de 18 meses, Tessa Pollard e Joseph Schwartz (2003) observaram que homens e mulheres apresentando os níveis maiores e mais frequentes de excitação tensa (ansiedade, agitação e nervosismo) e emoções negativas (insatisfação, tristeza e preocupação) tinham pressão arterial elevada, em comparação com seus correlatos mais relaxados e felizes. 


Essas emoções negativas, por sua vez, contribuem para o desenvolvimento de doença coronariana, mesmo depois de ajustes para comportamentos relacionados com a saúde. 

 

Fonte: STRAUB, Richard. Psicologia da saúde: uma abordagem biopsicossocial. Porto Alegre: Artmed, 2014.

Continua após a publicidade..

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *