Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

Pedro, funcionário público, é avaliado como ambicioso, impaciente, agressivo e muito hostil pela psicóloga do serviço médico local. Seu superior imediato, que, além de apresentar essas mesmas características, é muito exigente, informa que Pedro é centralizador, competitivo e mostra alta demanda por qualidade e rapidez nos serviços. Pedro fuma pelo menos 60 cigarros ao dia e rotineiramente toma duas a três doses de bebida destilada à noite para iniciar o sono porque, segundo ele, não consegue relaxar para dormir sem a bebida. Recentemente, Pedro foi diagnosticado como portador de doença cardiovascular.Com referência ao caso hipotético apresentado acima, julgue o item.O uso regular de álcool, no caso de Pedro, pode ter efeito redutor de riscos para a sua saúde cardiovascular, uma vez que esse uso gera efeito relaxante e o induz ao sono, o que evita o agravamento do seu estado e a ocorrência de outras doenças.

Resposta:

A alternativa correta é letra B) Errado

ITEM ERRADO

 

Conseguimos julgar esse item sem maiores dificuldades.

 

O erro está em dizer que o uso regular de álcool pode ter efeito REDUTOR de riscos para a sua saúde cardiovascular, enquanto que o certo seria dizer que tem efeito POTENCIALIZADOR de riscos. 

 

Segundo Straub (2014):

O álcool promove a formação de depósitos de gordura no músculo cardíaco, o que reduz a eficiência do coração e contribui para ocorrência de doenças cardiovasculares. Também aumenta a frequência cardíaca e faz os vasos sanguíneos da pele dilatarem, resultando na perda de calor corporal. O abuso crônico pode aumentar a pressão arterial e o colesterol sérico e acelerar o desenvolvimento de lesões nas artérias coronarianas. 


Dessa forma, apesar de produzir um efeito relaxante e induzir o sono, o uso de álcool pode agravar o estado de saúde de Pedro e contribuir para ocorrência de outras doenças. 

 

Fonte: STRAUB, Richard. Psicologia da saúde: uma abordagem biopsicossocial. Porto Alegre: Artmed, 2014.

Continua após a publicidade..

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *