De acordo com o Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais (DSM-IV-TR), um ataque de pânico caracteriza-se por um período de intenso temor ou desconforto e inclui sintomas tais como:
- A) Taquicardia, sudorese, sensação de falta de ar e dor ou desconforto torácico.
- B) Tontura, diarréia, taquicardia, calafrios e tique.
- C) Asfixia, irritabilidade, hipervigilância e insônia.
- D) Sobressalto, falta de apetite, simulação e insônia.
- E) Inquietação, tensão muscular, ansiedade e tremores.
Resposta:
A alternativa correta é letra A) Taquicardia, sudorese, sensação de falta de ar e dor ou desconforto torácico.
A fim de compreender o assunto que traz a questão, dividiu-se a análise em duas partes:
1) Transtorno de Pânico: características pertinentes
2) Análise das alternativas
1) Transtorno de Pânico: características pertinentes
Sobre o Transtorno de Pânico, segundo o DSM-5 (2014):
“Um ataque de pânico é um surto abrupto de medo intenso ou desconforto intenso que alcança um pico em minutos e durante o qual ocorrem quatro (ou mais) dos seguintes sintomas: [...] 1. Palpitações, coração acelerado, taquicardia. 2. Sudorese. 3. Tremores ou abalos. 4. Sensações de falta de ar ou sufocamento. 5. Sensações de asfixia. 6. Dor ou desconforto torácico [...] Transtorno de pânico se refere a ataques de pânico inesperados recorrentes”
2) Análise das alternativas
- Considerando as alternativas disponíveis, apenas a LETRA “A” (Taquicardia, sudorese, sensação de falta de ar e dor ou desconforto torácico) corresponde corretamente ao que requisita o enunciado e é apoiado pela publicação supracitada em relação aos sintomas de pânico;
- Concluindo a análise, destaca-se que as demais alternativas não são compatíveis ao que solicita a questão, pela ausência de especificidade, em relação à requisição do que é solicitado pelo enunciado referente ao quadro patológico destacado;
- Mediante a análise empreendida ratifica-se, portanto, que a alternativa “A” constitui, de fato, o GABARITO da questão analisada.
________________
Fonte consultada:
Associação Psiquiátrica Americana (APA). Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais DSM-5. 5. ed. Porto Alegre: Artmed, 2014.
Deixe um comentário