Texto IV
Uma criança de seis anos de idade é encaminhada para a unidade básica de saúde, com as seguintes queixas: os professores reclamam que, no último ano, a criança não tem conseguido ficar sentada em sua cadeira e não consegue se concentrar nas atividades em sala de aula. A mãe relata que o filho não tem concentração, é desatento e desorganizado, que sua mochila sempre está desarranjada e que os cadernos são todos rabiscados e com folhas rasgadas. Enquanto aguardava atendimento, a criança ficou correndo pelos corredores. Sua mãe queixou-se ao psicólogo, dizendo que estava esperando atendimento durante quatro horas e que seria normal uma criança ficar impaciente.
Com base nos sintomas relatados no texto IV, o psicólogo aventa como hipótese diagnóstica tratar-se de transtorno de deficit de atenção e hiperatividade (TDAH). Para confirmar seu diagnóstico, o psicólogo necessita, além da observação dos sintomas citados,
- A) aplicar testes e encaminhar a criança ao psiquiatra.
- B) acompanhar a criança em sua escola e aplicar testes aos pais dela.
- C) ouvir os pais da criança e diagnosticar o transtorno apenas com base nesses relatos.
- D) verificar os sintomas no DSM-IV para certificar o diagnóstico.
- E) coletar informações com os pais e professores e fazer testagem psicológica com a criança.
Resposta:
A alternativa correta é letra E) coletar informações com os pais e professores e fazer testagem psicológica com a criança.
Para diagnosticar o Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH), é essencial realizar uma avaliação abrangente, que inclui não apenas a observação dos sintomas manifestados pela criança, mas também a coleta de informações tanto dos pais quanto dos professores.
Os sintomas relatados no texto sugerem a possibilidade de TDAH, porém, outros transtornos ou condições podem apresentar sintomas semelhantes, daí a importância de uma avaliação completa. Os pais e os professores podem oferecer informações cruciais sobre o comportamento da criança em diferentes contextos, enquanto a testagem psicológica pode fornecer dados adicionais para um diagnóstico mais preciso.
Portanto, a alternativa correta é aquela que reconhece a necessidade de coletar informações tanto com os pais quanto com os professores e de realizar testes psicológicos com a criança.
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