O transtorno de personalidade Anti-Social é caracterizado por atos que contrariam as regras de conduta, mas não é sinônimo de criminalidade. Em vez disso, trata-se de uma incapacidade de conformar-se às normas sociais que envolvem muitos aspectos do desenvolvimento adolescente e adulto do indivíduo. Os critérios de diagnóstico para transtorno de personalidade Anti-Social são:
I – Fracasso em conformar-se às normas com relação a comportamentos legais, como indicado pela execução repetida de atos que constituem motivo para a detenção.
II – Propensão a enganar, como indicado por mentir repetidamente, usar nomes falsos ou ludibriar os outros, para obter vantagens pessoais ou prazer.
III – Impulsividade ou fracasso em fazer planos para o futuro; ausência de remorso, indicada por indiferença ou racionalização por ter ferido, maltatado ou roubado outra pessoa.
IV – Irresponsabilidade, indicada por um repetido fracasso em manter um comportamento laboral consistente ou honrar obrigações financeiras.
Estão CORRETAS
- A) todas as afirmativas.
- B) apenas I, II e IV.
- C) apenas II, IV.
- D) apenas I,III e IV.
- E) apenas I e III.
Resposta:
A alternativa correta é letra A) todas as afirmativas.
O transtorno de personalidade Anti-Social, de acordo com os critérios de diagnóstico apresentados, envolve uma série de comportamentos desviantes e uma incapacidade de se adequar às normas sociais. Vamos analisar cada critério:
- Fracasso em conformar-se às normas com relação a comportamentos legais: Isso inclui a repetição de atos que levam à detenção, indicando uma falta de respeito pelas leis e regulamentos sociais.
- Propensão a enganar: Envolve comportamentos como mentir repetidamente, usar identidades falsas ou enganar os outros para benefício pessoal, o que demonstra uma falta de empatia e manipulação.
- Impulsividade ou fracasso em fazer planos para o futuro; ausência de remorso: Isso é evidenciado pela falta de consideração pelas consequências de suas ações, a incapacidade de planejar o futuro e a ausência de remorso por prejudicar ou enganar os outros.
- Irresponsabilidade: Refere-se à incapacidade de manter um emprego consistente ou cumprir obrigações financeiras, demonstrando uma falta de comprometimento e responsabilidade.
Assim, todas as afirmativas estão corretas porque descrevem aspectos essenciais do transtorno de personalidade Anti-Social, conforme definido nos critérios de diagnóstico.
Deixe um comentário