Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

João, de 22 anos de idade, procurou um psicólogo de abordagem cognitivo-comportamental após insistência dos familiares, queixosos de que seus esquecimentos, desorganização, dificuldade de atenção e agitação eram excessivos. Ao psicólogo, João informou que, quando criança, cometia muitos erros e não gostava de fazer as tarefas escolares desde a época da alfabetização. Além disso, perdia seus materiais escolares, como lápis e livros, distraía-se com facilidade, tinha muita dificuldade em se manter sentado por mais de dois minutos, falava muito, não esperava sua vez quando em grupo, corria muito e se machucava com frequência nas atividades diárias. Ao descrever as queixas e comportamentos atuais, João referiu muita variação de humor com ataques de raiva, desorganização e impulsividade, desmotivação para a rotina diária e a sensação de muito cansaço mental.

 

Com base na situação hipotética apresentada, julgue o próximo item.

 

Os sintomas e a história de João são compatíveis com o quadro de transtorno do deficit de atenção com hiperatividade.

Resposta:

A alternativa correta é letra A) Certo

Os sintomas e a história de João são compatíveis com o quadro de transtorno do deficit de atenção com hiperatividade.

Essa questão cita sintomas que estão de acordo com o diagnóstico de TDAH. Veja o texto do DSM-V:

"Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade
Critérios Diagnósticos

A.  Um padrão persistente de desatenção e/ou hiperatividade-impulsividade que interfere no funcionamento e no desenvolvimento, conforme caracterizado por (1) e/ou (2):

1. Desatenção: Seis (ou mais) dos seguintes sintomas persistem por pelo menos seis meses em um grau que é inconsistente com o nível do desenvolvimento e têm impacto negativo diretamente nas atividades sociais e acadêmicas/profissionais:


Nota:  Os  sintomas  não  são  apenas  uma  manifestação  de  comportamento  opositor, desafio,  hostilidade  ou  dificuldade  para  compreender  tarefas  ou  instruções.  Para adolescentes  mais  velhos  e  adultos  (17  anos  ou  mais),  pelo  menos  cinco  sintomas  são necessários.


a.   Frequentemente não presta atenção em detalhes ou comete erros por descuido em tarefas escolares, no trabalho ou durante outras atividades (p. ex., negligencia ou deixar passar detalhes, o trabalho é impreciso).


b.   Frequentemente tem dificuldade de manter a atenção em tarefas ou atividades lúdicas (p.  ex.,  dificuldade  de  manter  o  foco  durante  aulas,  conversas  ou  leituras prolongadas).


c.   Frequentemente  parece  não  escutar  quando  alguém  lhe  dirige  a  palavra  diretamente (p.  ex.,  parece  estar  com  a  cabeça  longe,  mesmo  na  ausência  de  qualquer  distração óbvia).


d.   Frequentemente  não  segue  instruções  até  o  fim  e  não  consegue  terminar  trabalhos escolares,  tarefas  ou  deveres  no  local  de  trabalho  (p.  ex.,  começa  as  tarefas,  mas rapidamente perde o foco e facilmente perde o rumo).


e.   Frequentemente tem dificuldade para organizar tarefas e atividades (p. ex., dificuldade em gerenciar tarefas seqüenciais; dificuldade em manter materiais e objetos pessoais em  ordem;  trabalho  desorganizado  e  desleixado;  mau  gerenciamento  do  tempo; dificuldade em cumprir prazos).

f.   Frequentemente  evita,  não  gosta  ou  reluta  em  se  envolver  em  tarefas  que  exijam esforço  mental  prolongado  (p.  ex.,  trabalhos  escolares  ou  lições  de  casa;  para adolescentes  mais  velhos  e  adultos,  preparo  de  relatórios,  preenchimento  de formulários, revisão de trabalhos longos).


g.   Frequentemente perde coisas necessárias para tarefas ou atividades (p. ex., materiais escolares, lápis, livros, instrumentos, carteiras, chaves, documentos, óculos, celular).

h.   Com  frequência  é  facilmente  distraído  por  estímulos  externos  (para  adolescentes mais velhos e adultos, pode incluir pensamentos não relacionados).


i.   Com  frequência  é  esquecido  em  relação  a  atividades  cotidianas  (p.  ex.,  realizar tarefas, obrigações; para adolescentes mais velhos e adultos, retornar ligações, pagar contas, manter horários agendados).


2.  Hiperatividade e impulsividade: Seis (ou mais) dos seguintes sintomas persistem por pelo menos  seis  meses  em  um  grau  que  é  inconsistente  com  o  nível  do  desenvolvimento  é tem impacto negativo diretamente nas atividades sociais e acadêmicas/profissionais:


Nota:  Os  sintomas  não  são  apenas  uma  manifestação  de  comportamento  opositor, desafio,  hostilidade  ou  dificuldade  para  compreender  tarefas  ou  instruções.  Para adolescentes  mais  velhos  e  adultos  (17  anos  ou  mais),  pelo  menos  cinco  sintomas  são necessários.


a.   Frequentemente remexe ou batuca as mãos ou os pés ou se contorce na cadeira.


b.   Frequentemente  levanta  da  cadeira  em  situações  em  que  se  espera  que  permaneça sentado  (p.  ex.,  sai  do seu  lugar  em  sala  de  aula,  no  escritório  ou  em  outro  local  de trabalho ou em outras situações que exijam que se permaneça em um mesmo lugar).


c.   Frequentemente corre ou sobe nas coisas em situações em que isso é inapropriado. (Nota: Em adolescentes ou adultos, pode se limitar a sensações de inquietude.)


d.   Com  frequência  é  incapaz  de  brincar  ou  se  envolver  em  atividades  de  lazer calmamente.

e.   Com  frequência  “não  para”,  agindo  como  se estivesse  “com  o  motor  ligado"  (p.  ex., não consegue ou se sente desconfortável em ficar parado por muito tempo, como em restaurantes,  reuniões;  outros  podem  ver  o indivíduo  como  inquieto  ou  difícil  de acompanhar).


f.   Frequentemente fala demais.

g.   Frequentemente  deixa  escapar  uma  resposta  antes  que  a  pergunta  tenha  sido concluída (p. ex., termina frases dos outros, não consegue aguardar a vez de falar).

h.   Frequentemente tem dificuldade para esperar a sua vez (p.ex., aguardar em uma fila).

i.   Frequentemente interrompe ou se intromete (p. ex., mete-se nas conversas, jogos ou atividades;  pode  começar  a  usar  as  coisas  de  outras  pessoas  sem  pedir  ou  receber permissão; para adolescentes e adultos, pode intrometer-se em ou assumir o controle sobre o que outros estão fazendo).


B.   Vários  sintomas  de  desatenção  ou  hiperatividade-impulsividade  estavam  presentes  antes dos 12 anos de idade.


C.   Vários sintomas de desatenção ou hiperatividade-impulsividade estão presentes em dois ou mais ambientes (p. ex., em casa, na escola, no trabalho; com amigos ou parentes; em outras atividades).


D.   Há evidências claras de que os sintomas interferem no funcionamento social, acadêmico ou profissional ou de que reduzem sua qualidade.


E.   Os  sintomas  não  ocorrem  exclusivamente  durante  o  curso  de  esquizofrenia  ou  outro transtorno  psicótico  e  não  são  mais  bem  explicados  por  outro  transtorno  mental  (p.  ex., transtorno  do  humor,  transtorno  de  ansiedade,  transtorno  dissociativo,  transtorno  da personalidade, intoxicação ou abstinência de substância)."

Afirmativa Correta.

Continua após a publicidade..

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *