Luiz, com 28 anos de idade, apresentou um quadro de desânimo há aproximadamente dois anos e a partir de então dormia grande parte do dia, afastou-se dos estudos por dificuldade de concentração, afastou-se dos amigos devido à grande apatia, referiu tristeza profunda em algumas situações nas quais questionava se valia a pena viver e pensou de modo recorrente em suicídio como forma de terminar o vazio que sentia ser sua vida. Depois de aproximadamente oito meses nesse quadro, Luiz mostrou uma melhora substancial, quando frequentou festas e bares, mostrou-se muito sociável e falante, namorou três ou quatros garotas simultaneamente, fez novos amigos, dormiu muito pouco, renovou todo seu guarda roupa, insistiu com os pais até conseguir comprar um carro novo de último modelo, embora o seu tivesse apenas um ano de uso. Nessa ocasião, Luiz relatou a experiência de sentir seu corpo iluminado e invadido por uma energia divina que ele podia ver e sentir percorrendo seu corpo. Em dois meses, Luiz perdeu o entusiasmo e em algum tempo voltou ao estado de desânimo, tristeza e apatia.
Julgue o item, acerca desse caso hipotético.
O relato descreve um episódio de delírio e alucinação que é importante tanto para o diagnóstico quanto para o entendimento da gravidade do quadro clínico.
- A) Certo
- B) Errado
Resposta:
A alternativa correta é letra A) Certo
Julgue o item, acerca desse caso hipotético.
O delírio e a alucinação são sintomas psicóticos e fazem parte dos critérios diagnósticos do episódio maníaco. Segundo o DSM-V:
"Existindo características psicóticas, por definição, o episódio é maníaco."
Portanto, esses sintomas ajudam a excluir a hipótese de hipomania.
Por consequência, excluímos a hipótese de Transtorno Bipolar Tipo II (somente hipomania) e confirmamos a hipótese de Transtorno Bipolar Tipo I (mania).
Veja os critérios para o Episódio Maníaco, segundo o DSM-V:
"Episódio Maníaco
A. Um período distinto de humor anormal e persistentemente elevado, expansivo ou irritável e aumento anormal e persistente da atividade dirigida a objetivos ou da energia, com duração mínima de uma semana e presente na maior parte do dia, quase todos os dias (ou qualquer duração, se a hospitalização se fizer necessária).
B. Durante o período de perturbação do humor e aumento da energia ou atividade, três (ou mais) dos seguintes sintomas (quatro se o humor é apenas irritável) estão presentes em grau significativo e representam uma mudança notável do comportamento habitual:
1. Autoestima inflada ou grandiosidade.
2. Redução da necessidade de sono (p. ex., sente-se descansado com apenas três horas de sono).
3. Mais loquaz que habitual ou pressão para continuar falando.
4. Fuga de ideias ou experiência subjetiva de que os pensamentos estão acelerados.
5. Distratibilidade (i.e., a atenção é desviada muito facilmente por estímulos externos insignificantes ou irrelevantes), conforme relatado ou observado.
6. Aumento da atividade dirigida a objetivos (seja socialmente, no trabalho ou escola, seja sexualmente) ou agitação psicomotora (i.e., atividade sem propósito não dirigida a objetivos).
7. Envolvimento excessivo em atividades com elevado potencial para conseqüências dolorosas (p. ex., envolvimento em surtos desenfreados de compras, indiscrições sexuais ou investimentos financeiros insensatos).
C. A perturbação do humor é suficientemente grave a ponto de causar prejuízo acentuado no funcionamento social ou profissional ou para necessitar de hospitalização a fim de prevenir dano a si mesmo ou a outras pessoas, ou existem características psicóticas.
D. O episódio não é atribuível aos efeitos fisiológicos de uma substância (p. ex., droga de abuso, medicamento, outro tratamento) ou a outra condição médica."DSM-V
Afirmativa Correta.
Deixe um comentário