Edna procurou um psicólogo queixando-se de muita ansiedade e medo intenso de sair de casa, principalmente sozinha, sempre com a expectativa de que poderia acontecer algo muito ruim com ela própria quando distante do lar e de seus familiares. No dia da primeira sessão, Edna estava considerando a possibilidade de sair do emprego para se tratar e reduzir as chances de sofrer picos de ansiedade e medo, pois não teria a obrigatoriedade de sair de casa.
Julgue o item, acerca da avaliação e dos procedimentos e técnicas cognitivo- comportamentais que podem ser empregadas na situação hipotética apresentada.
É importante pedir à paciente que descreva as sensações fisiológicas percebidas durante cada episódio de medo e ansiedade, os fatores predisponentes em cada situação referida e a história de possíveis experiências traumáticas. Esses fatores são, entre outros, relevantes para o diagnóstico diferencial da queixa apresentada.
- A) Certo
- B) Errado
Resposta:
A alternativa correta é letra A) Certo
Julgue o item, acerca da avaliação e dos procedimentos e técnicas cognitivo-comportamentais que podem ser empregadas na situação hipotética apresentada.
Essa questão cita perguntas pertinentes para conhecer mais sobre o paciente, os sintomas e o possível transtorno. Isso é fundamental para fazer o diagnóstico diferencial.
Veja um pouco mais sobre diagnóstico diferencial no livro "Psicodiagnóstico-V" (Cunha):
"Outro objetivo praticamente associado a esse é o de diagnóstico diferencial. O psicólogo investiga irregularidades e inconsistências do quadro sintomático e/ou dos resultados dos testes para diferenciar categorias nosológicas, níveis de funcionamento, etc. Naturalmente, para trabalhar com tal objetivo, o psicólogo, além de experiência e de sensibilidade clínica, deve ter conhecimentos avançados de psicopatologia e de técnicas sofisticadas de diagnóstico."
"Psicodiagnóstico-V" (Cunha)
Afirmativa Correta.
Deixe um comentário