Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

O tipo de delírio em que o indivíduo afirma que existem animais ou objetos dentro de seu corpo é chamado de delírio de:

Resposta:

A alternativa correta é letra D) cenestopático.

Gabarito Letra D

O tipo de delírio em que o indivíduo afirma que existem animais ou objetos dentro de seu corpo é chamado de delírio de:

a)  infestação.

Errado. O delírio de infestação está relacionado a pele e ao cabelo, e não ao interior do corpo.

“O indivíduo acredita que seu corpo (principalmente sua pele e/ou seus cabelos) está infestado por pequenos (mas macroscópicos) organismos. Relata, no mais das vezes, que há “bichinhos sob a pele”, insetos nos cabelos, vermezinhos, aranhas, etc. Acompanhando o delírio, podem ocorrer alucinações táteis (correspondentes aos “pequenos insetos”). Esse tipo de delírio ocorre em pacientes esquizofrênicos, deprimidos, no delirium tremens, em intoxicações por cocaína ou alucinógenos e em indivíduos obcecados pela higiene corporal (Sims, 1995).”

 

b)  referência.

Errado. No delírio de referência:

“o indivíduo apresenta a tendência dominante a experimentar fatos cotidianos fortuitos, objetivamente sem maiores implicações, como referentes à sua pessoa. Diz ser alvo freqüente ou constante de referências depreciativas, caluniosas.”

 

c)  influência.

Errado. No delírio de influência:

“O indivíduo vivencia intensamente o fato de estar sendo controlado, comandado ou influenciado por força, pessoa ou entidade externa. Esse tipo de delírio é, no mais das vezes, também um delírio com conteúdo de colorido persecutório. Há, por exemplo, uma máquina (antena, computador, aparelho eletrônico) que envia raios que controlam seus pensamentos e seus sentimentos. “

 

d)  cenestopático.

Certo! Veja a definição do delírio cenestopático:

DELÍRIO CENESTOPÁTICO

O indivíduo afirma que existem animais (cobra, rato, etc.) ou objetos dentro de seu corpo. Esse tipo de delírio baseia-se na interpretação delirante de sensações corporais vivenciadas pelo paciente, mas sem a temática de doença. Em determinado caso, o paciente afirmava que tinha uma laranja podre dentro de seu crânio; em outro, a paciente acreditava ter uma cobra em seu abdome e um peixe dentro da vagina. Pode ocorrer principalmente na esquizofrenia e nos transtornos delirantes.”

 

e)  negação de orgãos.

Errado. No delírio de negação de órgãos:

“O indivíduo experimenta profundas alterações corporais. Relata que seu corpo está destruído ou morto, que não tem mais um ou vários órgãos, como o coração, o fígado ou o cérebro, suas veias “estão secas”, não tem mais nem uma gota de sangue, seu corpo secou ou apodreceu, seus braços e pernas estão se “esfarelando”.”

 

Nosso gabarito é Letra D.

 

Referência

Dalgalarrondo, Paulo. Psicopatologia e semiologia dos transtornos mentais – 2. ed. Porto Alegre: Artmed, 2008

Continua após a publicidade..

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *