Assinale a opção correta quanto ao diagnóstico diferencial entre as psicoses infantis e outros distúrbios invasivos do desenvolvimento.
- A) A síndrome de Rett ocorre preferencialmente no sexo masculino e é identificada entre o quinto e o trigésimo mês de vida, com deficit no desenvolvimento e aceleração do crescimento craniano.
- B) Os transtornos abrangentes não especificados iniciam-se em idades variadas, com prevalência no sexo feminino e com forte comprometimento da sociabilidade, da cognição e da comunicação.
- C) A síndrome de Asperger é reconhecida após os dois anos de idade, com prevalência nos meninos, deficit na sociabilidade, inteligência próxima da normalidade e alta associação com as convulsões.
- D) Os transtornos desintegrativos são reconhecidos depois dos dois anos de idade, com prevalência nos meninos, padrões de sociabilidade e comunicação empobrecidos, sem associação a convulsões.
- E) Para Jerusalinky, a estruturação subjetiva que ocorre na infância é provisória, razão por que as psicoses infantis muito precoces não devem ser consideradas como definitivas.
Resposta:
A alternativa correta é letra E) Para Jerusalinky, a estruturação subjetiva que ocorre na infância é provisória, razão por que as psicoses infantis muito precoces não devem ser consideradas como definitivas.
Gabarito: Letra E
Assinale a opção correta quanto ao diagnóstico diferencial entre as psicoses infantis e outros distúrbios invasivos do desenvolvimento.
a) A síndrome de Rett ocorre preferencialmente no sexo masculino e é identificada entre o quinto e o trigésimo mês de vida, com deficit no desenvolvimento e aceleração do crescimento craniano.
Errado. A síndrome de Rett é prevalente no sexo feminino.
“Por outro lado, os quadros de síndrome de Rett ocorrem preferencialmente no sexo feminino, sendo reconhecidos entre 5 e 30 meses e apresentando marcado déficit no desenvolvimento, com desaceleração do crescimento craniano, retardo intelectual marcado e forte associação com quadros convulsivos.”
b) Os transtornos abrangentes não especificados iniciam-se em idades variadas, com prevalência no sexo feminino e com forte comprometimento da sociabilidade, da cognição e da comunicação.
Errado. O predomínio é do sexo masculino.
“Os transtornos abrangentes não especificados tem idade de início variável, predomínio no sexo masculino, comprometimento variável na área da sociabilidade, bom padrão comunicacional e pequeno comprometimento cognitivo.”
c) A síndrome de Asperger é reconhecida após os dois anos de idade, com prevalência nos meninos, deficit na sociabilidade, inteligência próxima da normalidade e alta associação com as convulsões.
Errado. A síndrome de Asperger é reconhecida antes dos dois anos de idade e tem baixa associação com convulsões.
“ Os quadros de síndrome de Asperger são reconhecidos antes dos 24 meses, apresentando também maior ocorrência no sexo masculino, inteligência próxima da normalidade, déficit na sociabilidade, interesses específicos e circunscritos com história familiar de problemas similares e baixa associação com quadros convulsivos.”
d) Os transtornos desintegrativos são reconhecidos depois dos dois anos de idade, com prevalência nos meninos, padrões de sociabilidade e comunicação empobrecidos, sem associação a convulsões.
Errado. Os transtornos desintegrativos são reconhecidos antes dois 24 meses, com síndrome convulsiva associada.
“Os transtornos desintegrativos são observados antes dos 24 meses, com predomínio no sexo masculino, padrões de sociabilidade e comunicação pobres, freqüência de síndrome convulsiva associada e prognóstico pobre.”
e) Para Jerusalinky, a estruturação subjetiva que ocorre na infância é provisória, razão por que as psicoses infantis muito precoces não devem ser consideradas como definitivas.
Certo!
Nosso gabarito é Letra E
Fonte: Assumpção Jr, F. B., & Pimentel, A. C. M.. (2000). Autismo infantil. Brazilian Journal of Psychiatry, 22(Braz. J. Psychiatry, 2000 22 suppl 2). https://doi.org/10.1590/S1516-44462000000600010
Deixe um comentário