Segundo a classificação DSM-IV dos transtornos de personalidade, os sujeitos que manifestam dramatização, emotividade ou condutas excêntricas, encontram-se no grupo de personalidades
- A) antissocial, limite, histriônica e narcísica.
- B) narcísica, dependente e paranoica.
- C) paranoica, esquizoide e esquizotípica.
- D) evitantes, dependentes e obsessiva.
- E) histriônica, obsessiva e esquizoide.
Resposta:
A alternativa correta é letra A) antissocial, limite, histriônica e narcísica.
Gabarito: Letra A
Segundo a classificação DSM-IV dos transtornos de personalidade, os sujeitos que manifestam dramatização, emotividade ou condutas excêntricas, encontram-se no grupo de personalidades
Sobre as categorias dos transtornos de personalidade, relembre:
“Os transtornos da personalidade estão reunidos em três grupos, com base em semelhanças descritivas. O Grupo A inclui os transtornos da personalidade paranoide, esquizoide e esquizotípica. Indivíduos com esses transtornos frequentemente parecem esquisitos ou excêntricos. O Grupo B inclui os transtornos da personalidade antissocial, borderline, histriônica e narcisista. Indivíduos com esses transtornos costumam parecem dramáticos, emotivos ou erráticos. O Grupo C inclui os transtornos da personalidade evitativa, dependente e obsessivo-compulsiva. Indivíduos com esses transtornos com frequência parecem ansiosos ou medrosos. Deve-se observar que esse sistema de agrupamento, embora útil em algumas pesquisas e situações educacionais, apresenta sérias limitações e não foi consistentemente validado.”
Os indivíduos dramáticos, emotivos ou erráticos compõem o grupo B, que inclui as personalidades antissocial, limite, histriônica e narcísica.
a) antissocial, limite, histriônica e narcísica.
b) narcísica, dependente e paranoica.
c) paranoica, esquizoide e esquizotípica.
d) evitantes, dependentes e obsessiva.
e) histriônica, obsessiva e esquizoide.
Nosso gabarito é Letra A
Fonte: American Psychiatric Association (APA). Manual diagnóstico e estatístico de transtornos mentais: DSM-5. 5. ed. Porto Alegre: Artmed, 2014.
Deixe um comentário