Continua após a publicidade..
Conforme os critérios diagnósticos do DSM – IV os Transtornos Depressivos e Maníacos compreendem os principais Transtornos de Humor. Considere as alternativas abaixo que descrevem as características de alguns quadros e indique a incorreta.
- A) EPISÓDIO DEPRESSIVO: Humor deprimido ou perda de interesse ou prazer por quase todas as atividades em um período mínimo de 2 semanas. Alterações do apetite ou peso, sono e atividade psicomotora, diminuição da energia, sentimentos de inutilidade, desvalia ou culpa; dificuldades para pensar, concentrar-se e tomar decisões. Pensamentos recorrentes sobre morte, ideação ou planos suicidas.
- B) EPISÓDIO MANÍACO: Humor anormal, persistentemente elevado, expansivo ou irritável. Pelo menos uma semana de 3 sintomas. Pressão por falar, fala ininterrupta, horas a fio sem consideração pelo desejo de comunicação com outras pessoas. Sociabilidade intrusiva, dominadora e exigente. Necessidade de sono diminuída. Envolvimento em atividade prazeirosas sem medir consequências.
- C) TRANSTORNO DISTÍMICO: 2 anos de Humor depressivo. Cronicamente deprimido a maior parte do dia, por, pelo menos, 2 anos. Baixo interesse, baixa autoestima e autocrítica. Com um episódio Depressivo Maior.
- D) TRANSTORNO BIPOLAR DO TIPO I: Curso cíclico de episódios maníacos e episódios depressivos maiores, entre intervalos de 2 meses. Com um ou mais episódios Depressivos Maiores acompanhados de episódios Maníacos ou episódio Hipomaníaco.
- E) TRANSTORNO BIPOLAR DO TIPO II: Curso cíclico de episódios maníacos e episódios depressivos maiores. Mudança de polaridade dos episódios com intervalos de 2 meses. Com um ou mais episódios Depressivos Maiores acompanhados de, pelo menos, um episódio Hipomaníaco.
Resposta:
A resposta correta desta questão é:
Alternativa C) TRANSTORNO DISTÍMICO: 2 anos de Humor depressivo. Cronicamente deprimido a maior parte do dia, por, pelo menos, 2 anos. Baixo interesse, baixa autoestima e autocrítica. Com um episódio Depressivo Maior.
A alternativa C descreve o Transtorno Distímico, que é caracterizado por um humor depressivo crônico, persistente e de longa duração, com sintomas menos graves do que um episódio depressivo maior, mas que perduram por pelo menos dois anos. Este quadro se diferencia dos Transtornos Bipolares (alternativas D e E) por não apresentar episódios maníacos ou hipomaníacos e deixa claro que deve haver pelo menos um episódio depressivo maior para o diagnóstico.
Continua após a publicidade..
Deixe um comentário