Um vírus de computador é um tipo de software malicioso capaz de causar prejuízos graves às pessoas e às organizações. O termo vírus de computador foi adotado em função de sua característica principal, que é
- A) coletar informações de um computador e transmiti-las para outro local.
- B) permitir acesso ao computador sem o uso das verificações de segurança padrão.
- C) destruir o hardware por meio de comandos específicos de software.
- D) passar doenças para as pessoas que usam o computador.
- E) se replicar e se espalhar de um computador para outro.
Resposta:
A alternativa correta é letra E) se replicar e se espalhar de um computador para outro.
Vírus é um programa ou parte de um programa de computador, normalmente malicioso, que se propaga inserindo cópias de si mesmo e se tornando parte de outros programas e arquivos. Para que possa se tornar ativo e dar continuidade ao processo de infecção, o vírus depende da execução do programa ou arquivo hospedeiro, ou seja, para que o computador seja infectado é preciso que um programa já infectado seja executado. Atualmente, as mídias removíveis tornaram-se novamente o principal meio de propagação, não mais por disquetes, mas, principalmente, pelo uso de pendrives. Há diferentes tipos de vírus. Alguns procuram permanecer ocultos, infectando arquivos do disco e executando uma série de atividades sem o conhecimento do usuário. Há outros que permanecem inativos durante certos períodos, entrando em atividade apenas em datas específicas. Sua atuação é modificar ou excluir arquivos da máquina infectada.
Analisando as alternativas, temos que:
A – coletar informações de um computador e transmiti-las para outro local.
Errada: esta não é a característica de um vírus (cuja principal forma de ação é modificar ou excluir arquivos da máquina infectada), mas de mas de spyware, que é um programa projetado para monitorar as atividades de um sistema e enviar as informações coletadas para terceiros.
B – permitir acesso ao computador sem o uso das verificações de segurança padrão.
Errada: esta não é a característica de um vírus (cuja principal forma de ação é modificar ou excluir arquivos da máquina infectada), mas de mas de backdoor, que é um programa malicioso que permite o retorno de um invasor a um computador comprometido, por meio da inclusão de serviços criados ou modificados para este fim.
C – destruir o hardware por meio de comandos específicos de software.
Errada: vírus podem modificar ou excluir arquivos da máquina infectada), mas não são capazes de afetar o hardware.
D – passar doenças para as pessoas que usam o computador.
Errada: por enquanto, programas de computador, como é o caso dos vírus, não têm capacidade de passar doenças a humanos.
E – se replicar e se espalhar de um computador para outro.
Certa: de fato, vírus são concebidos com o intuito de se replicar e se espalhar entre computadores, sem que o usuário tenha ciência do que está acontecendo.
Assim sendo, A RESPOSTA É A LETRA E.
Deixe um comentário