Com base em seus conhecimentos referentes aos conceitos de vírus de computador, a opção a seguir que NÃO pode ser considerada um tipo de vírus cibemético é
- A) worm.
- B) firewall.
- C) ranso.
- D) trojan.
Resposta:
A alternativa correta é letra B) firewall.
Vírus, worm e cavalo de troia são categorias diferentes de programas maliciosos, ou seja, worm e cavalo de troia não são vírus, de acordo com a cartilha do CERT (Centro de Estudos, Resposta e Tratamento de Incidentes de Segurança no Brasil), na qual Vírus, worm,e cavalo de troia são itens diferentes na tabela de programas maliciosos.
Feita esta observação que determinaria a ANULAÇÃO DA QUESTÃO, vejamos as definições dos termos mencionados:
A – worm.
Certa: Worm é um programa malicioso capaz de se propagar automaticamente pelas redes, enviando cópias de si mesmo de computador para computador. Diferente do vírus, o worm não se propaga por meio da inclusão de cópias de si mesmo em outros programas ou arquivos, mas sim pela execução direta de suas cópias ou pela exploração automática de vulnerabilidades existentes em programas instalados em computadores. Conforme comentado acima, não é um tipo de vírus.
B – firewall.
Certa: firewall não é qualquer tipo de malware: uma solução de hardware ou software (o mais usado pela maioria dos usuários domésticos) que monitora o tráfego de dados e libera acesso apenas aos sítios de interesse do usuário, ou seja, ele só aceita receber e enviar dados de e para sítios considerados seguros, evitando a ação de invasores.
C – ranso.
Certa: não existe malware com tal denominação.
D – trojan.
Certa: segundo a Cartilha de Segurança do CERT (Centro de Estudos, Respostas e Tratamentos a Incidentes de Segurança no Brasil), trojan, que não é um tipo de vírus, é definido da seguinte forma:
Cavalo de troia, trojan ou trojan-horse, é um programa que, além de executar as funções para as quais foi aparentemente projetado, também executa outras funções, normalmente maliciosas, e sem o conhecimento do usuário.
Exemplos de trojans são programas que você recebe ou obtém de sites na Internet e que parecem ser apenas cartões virtuais animados, álbuns de fotos, jogos e protetores de tela, entre outros. Estes programas, geralmente, consistem de um único arquivo e necessitam ser explicitamente executados para que sejam instalados no computador.
Trojans também podem ser instalados por atacantes que, após invadirem um computador, alteram programas já existentes para que, além de continuarem a desempenhar as funções originais, também executem ações maliciosas.
Gabarito fornecido pela banca: LETRA B.
Deixe um comentário