Acerca de segurança da informação e pragas virtuais, julgue os itens a seguir.
I Stalkerware é um tipo de malware que torna inacessíveis, por meio de criptografia, os dados armazenados no computador do usuário.
II Keylogger é um tipo de spyware que captura e armazena o registro de quais teclas foram digitadas no dispositivo.
III Trojan é um malware que, instalado sem autorização, é utilizado especificamente para espionar e obter dados do usuário do dispositivo, fornecendo-os à pessoa que o instalou ou que induziu a sua instalação. Assinale a opção correta.
- A) Apenas o item I está certo.
- B) Apenas o item II está certo.
- C) Apenas os itens I e III estão certos.
- D) Apenas os itens II e III estão certos.
- E) Todos os itens estão certos.
Resposta:
A alternativa correta é letra B) Apenas o item II está certo.
Analisando as afirmativas, temos que:
I Stalkerware é um tipo de malware que torna inacessíveis, por meio de criptografia, os dados armazenados no computador do usuário.
Errada: o malware que executa o procedimento descrito chama-se ransomware. A definição de Stalkerware, segundo o site Tecmundo, é a seguinte:
O que é Stalkerware?
Em linhas gerais, um stalkerware é um software desenvolvido para espionar outros usuários em seus dispositivos eletrônicos. De certa maneira, trata-se de um programa legal, licenciado para controle parental, por exemplo. No entanto, há outras problemáticas envolvidas nesse caso que podem ser prejudiciais dependendo do cenário em que está inserido.
Um stalkerware se diferencia do spyware — software malicioso de mesma função — justamente por levar em consideração que o dispositivo a ser controlado concedeu uma autorização física para sua instalação. Contando com sistemas profundos de sigilo e segurança, esse software pode ficar oculto no aparelho. Portanto, caso a vítima não saiba de sua existência, ela nunca irá notar seu funcionamento.
II Keylogger é um tipo de spyware que captura e armazena o registro de quais teclas foram digitadas no dispositivo.
Certa: de fato, keylogger é um tipo de spyware que sequestra o teclado do computador, ou seja, durante um período ele armazena em um arquivo tudo o que é digitado do teclado. Em um determinado momento, este arquivo é enviado, através da Internet, a um bandido, que analisa os dados digitados e descobre senhas, se estas tiverem sido digitadas.
III Trojan é um malware que, instalado sem autorização, é utilizado especificamente para espionar e obter dados do usuário do dispositivo, fornecendo-os à pessoa que o instalou ou que induziu a sua instalação.
Trojan ou Cavalo de Troia é um programa que, além de executar as funções para as quais foi aparentemente projetado, também executa outras funções, normalmente maliciosas, e sem o conhecimento do usuário. Exemplos de trojans são programas que o usuário recebe ou obtém de sites na Internet e que parecem ser apenas cartões virtuais animados, álbuns de fotos, jogos e protetores de tela, entre outros. Estes programas, geralmente, consistem de um único arquivo e necessitam ser explicitamente executados para que sejam instalados no computador. Trojans também podem ser instalados por atacantes que, após invadirem um computador, alteram programas já existentes para que, além de continuarem a desempenhar as funções originais, também executem ações maliciosas.
Errada: como vemos, trojan não é é "utilizado especificamente para espionar e obter dados do usuário do dispositivo". O programa que se enquadra na definição do enunciado é spyware é um programa projetado para monitorar as atividades de um sistema e enviar as informações coletadas para terceiros. Executa ações que podem comprometer a privacidade do usuário e a segurança do computador, como monitorar e capturar informações referentes à navegação do usuário ou inseridas em outros programas (por exemplo, conta de usuário e senha).
Assim sendo, A RESPOSTA É A LETRA B.
Deixe um comentário