O código malicioso que, além de executar as funções para as quais foi aparentemente projetado, também executa outras funções, normalmente maliciosas, e sem o consentimento do usuário é chamado de
- A) Spyware.
- B) Cavalo de Troia.
- C) Rootkit.
- D) Spam.
Resposta:
A alternativa correta é letra B) Cavalo de Troia.
Analisando as alternativas, temos que:
A – Spyware.
Errada: spyware é um programa projetado para monitorar as atividades de um sistema e enviar as informações coletadas para terceiros. Executa ações que podem comprometer a privacidade do usuário e a segurança do computador, como monitorar e capturar informações referentes à navegação do usuário ou inseridas em outros programas (por exemplo, conta de usuário e senha).
B – Cavalo de Troia.
Certa: Cavalo de Troia é um malware que, além de executar as funções para as quais foi aparentemente projetado, também executa outras funções, normalmente maliciosas, e sem o conhecimento do usuário. Trojans também podem ser instalados por atacantes que, após invadirem um computador, alteram programas já existentes para que, além de continuarem a desempenhar as funções originais, também executem ações maliciosas.
C – Rootkit.
Errada: Rootkit é um conjunto de programas e técnicas que permite esconder e assegurar a presença de um invasor ou de outro código malicioso em um computador comprometido.
D – Spam.
Errada: este termo é usado para designar e-mails não solicitados, como propagandas e correntes. Este tipo de e-mail pode ser usado para disseminar códigos maliciosos, propagar golpes e promover a venda ilegal de produtos.
Assim sendo, A RESPOSTA É A LETRA B.
Deixe um comentário