Os vírus de computador podem causar grandes danos, entre eles apagar dados ou desligar o computador completamente. Tecnicamente, um vírus de computador é um programa de computador auto propagado. Existem diversos tipos de vírus, cada um possui características e objetivos diferentes. Pautando-se nessas informações, analise as assertivas e assinale a alternativa correta sobre vírus de computador:
I. Worms se espalham de forma completamente independente através de conexões de rede e Internet. Na maioria das vezes é um script ativado pelo usuário, isso geralmente é feito subconscientemente. Mídias removíveis, como discos rígidos externos, pendrives etc. também podem ser infectadas por um Worm.
II. Screenlogger é provavelmente o pior e mais perigoso de todos os cavalos de Tróia. Screenloggers vêm em diferentes formas. Os mais comuns são os screenloggers de software, que se infiltram no seu computador como cavalos de Tróia e gravam teclas pressionadas.
III. Os cavalos de tróia podem espalhar malwares. Vírus é um tipo de malware, mas nem todo malware é um vírus.
IV. Rootkit é provavelmente o mais comum de todos os tipos de vírus de computador, mas também o menos perigoso.
Este tipo de vírus garante que os anúncios automáticos sejam exibidos no computador.
- A) Apenas I e III estão corretas.
- B) Apenas II e IV estão corretas.
- C) Apenas I, III e IV estão corretas.
- D) I, II, III e IV estão corretas.
Resposta:
A alternativa correta é letra A) Apenas I e III estão corretas.
Apenas I e III estão corretas.
Malware é uma palavra resulta da união dos termos em inglês malicious e software, e quer dizer software malicioso. Ele designa qualquer programa que cause problemas ao usuário e/ou ao computador no qual for executado, ou seja, é uma categoria de programas maliciosos. Códigos maliciosos (malware) são programas especificamente desenvolvidos para executar ações danosas e atividades maliciosas em um computador.
Vírus é um programa ou parte de um programa malicioso que se propaga inserindo cópias de si mesmo e se tornando parte de outros programas e arquivos. Sua atuação é modificar ou excluir arquivos da máquina infectada.
Analisando as afirmativas, temos que:
Certa: Worm é um programa capaz de se propagar automaticamente pelas redes, enviando cópias de si mesmo de computador para computador. Depois que um worm entra no sistema da vítima, ele pode se propagar livremente por conta própria. Qualquer ação que desencadeie a ação de um programa malicioso é obviamente feita de forma inconsciente, pois ninguém agiria de forma premeditada para a instalação de programas maliciosos em sua máquina. Qualquer dispositivo de armazenamento pode ser infectado por Worms, os quais são notadamente responsáveis por consumir muitos recursos, devido à grande quantidade de cópias de si mesmo que costumam propagar e, como consequência, podem afetar o desempenho de redes e a utilização de computadores.
Errada: spyware é um programa projetado para monitorar as atividades de um sistema e enviar as informações coletadas para terceiros. Executa ações que podem comprometer a privacidade do usuário e a segurança do computador, como monitorar e capturar informações referentes à navegação do usuário ou inseridas em outros programas (por exemplo, conta de usuário e senha).
screenlogger é um programa malicioso capaz de armazenar a posição do cursor e a tela apresentada no monitor, nos momentos em que o mouse é clicado, ou a região que circunda a posição onde o mouse é clicado. É bastante utilizado por atacantes para capturar as teclas digitadas pelos usuários em teclados virtuais, disponíveis principalmente em sites de Internet Banking.
Trojan é um malware que, além de executar as funções para as quais foi aparentemente projetado, também executa outras funções, normalmente maliciosas, e sem o conhecimento do usuário. Trojans também podem ser instalados por atacantes que, após invadirem um computador, alteram programas já existentes para que, além de continuarem a desempenhar as funções originais, também executem ações maliciosas.
Scrrenlogger é um tipo de spyware, e não um tipo de trojan.
Certa: de fato, trojans atuam como vetores para espalhar outros tipos de malware, como worms, vírus, backdoors, etc. Todo vírus é um malware, mas há muito outros malwares além do vírus, como worm, trojan, ransomware, backdoor, bot e muitos outros, ou seja, nem todo malwre é um vírus.
Errada: rootkit e vírus são tipos diferentes de malware: rootkit é um conjunto de programas e técnicas que permite esconder e assegurar a presença de um invasor ou de outro código malicioso em um computador comprometido. O conjunto de programas e técnicas fornecido pelos rootkits pode ser usado para:
- remover evidências em arquivos de logs de segurança;
- instalar outros códigos maliciosos, como backdoors, para assegurar o acesso futuro ao computador infectado;
- esconder atividades e informações, como arquivos, diretórios, processos, chaves de registro, conexões de rede, etc;
- mapear potenciais vulnerabilidades em outros computadores, por meio de varreduras na rede; capturar informações da rede onde o computador comprometido está localizado, pela interceptação de tráfego.
Assim sendo, A RESPOSTA É A LETRA A.
Deixe um comentário