É uma técnica de manipulação empregada por criminosos virtuais para induzir usuários desavisados a enviar dados confidenciais e/ou abrir links para sites infectados. Essa é a definição do seguinte conceito de segurança na internet:
- A) E-mail falso.
- B) Engenharia social.
- C) Vírus.
- D) Trojan.
Resposta:
A alternativa correta é letra B) Engenharia social.
É uma técnica de manipulação empregada por criminosos virtuais para induzir usuários desavisados a enviar dados confidenciais e/ou abrir links para sites infectados. Essa é a definição do seguinte conceito de segurança na internet:
Analisando as alternativas, temos que:
A – E-mail falso.
Errada: não há técnica de manipulação conforme a descrição do usuário com tal denominação.
B – Engenharia social.
Certa: de fato, engenharia social é a técnica de obter informações explorando as vulnerabilidades humanas das vítimas. Esta técnica busca enganar pessoas assumindo-se uma falsa identidade a fim de que elas revelem informações restritas. O enunciado da questão cita um exemplo clássico, no qual atacante se faz passar por um alto funcionário de uma empresa que tem problemas urgentes de acesso ao sistema. Desta forma, o atacante representa um papel no qual ataca o elo mais fraco na cadeia de segurança da informação: o ser humano. É um ataque de difícil identificação, pois lida com a confiança, a psicologia e a manipulação das pessoas.
C – Ví rus.
Errada: este termo não se refere a uma técnica. Vírus é um programa ou parte de um programa de computador, normalmente malicioso, que se propaga inserindo cópias de si mesmo e se tornando parte de outros programas e arquivos. Para que possa se tornar ativo e dar continuidade ao processo de infecção, o vírus depende da execução do programa ou arquivo hospedeiro, ou seja, para que o computador seja infectado é preciso que um programa já infectado seja executado. Atualmente, as mídias removíveis tornaram-se novamente o principal meio de propagação, não mais por disquetes, mas, principalmente, pelo uso de pen-drives. Há diferentes tipos de vírus.
D – Trojan.
Errada: este termo não se refere a uma técnica. Trojan ou Cavalo de Troia é um programa que, além de executar as funções para as quais foi aparentemente projetado, também executa outras funções, normalmente maliciosas, e sem o conhecimento do usuário. Exemplos de trojans são programas que o usuário recebe ou obtém de sites na Internet e que parecem ser apenas cartões virtuais animados, álbuns de fotos, jogos e protetores de tela, entre outros. Estes programas, geralmente, consistem de um único arquivo e necessitam ser explicitamente executados para que sejam instalados no computador. Trojans também podem ser instalados por atacantes que, após invadirem um computador, alteram programas já existentes para que, além de continuarem a desempenhar as funções originais, também executem ações maliciosas.
Assim sendo, A RESPOSTA É A LETRA B.
Deixe um comentário