Continua após a publicidade..
O cloreto de prata e o cloreto de cobre I são sais presentes na composição do vidro das lentes fotossensíveis. Quando a luz incide sobre essas lentes, ocorre uma reação química de transferência de elétrons entre os íons cloreto e os íons prata formando a prata metálica, que é a espécie química responsável pelo escurecimento da lente. Os íons cobre I, também por reação de transferência de elétrons, recuperam os íons cloretos consumidos na reação de escurecimento da lente. Quando a lente é retirada da exposição da luz, ela se torna clara, pois os íons cobre II, formados na recuperação dos íons cloreto, reagem com a prata metálica formada no escurecimento da lente.
Com base no enunciado, assinale a alternativa correta.
- A) A reação que representa o escurecimento da lente é: 2Ag+ + 2Cl− luz→ 2Ag0 + Cl2.
- B) Na reação de recuperação do íon cloreto, o íon cobre I sofre redução com o ganho de um elétron.
- C) A recuperação dos íons cloreto é representada pela equação: Cu2+ + Cl2 → Cu+ + 2Cl−.
- D) Na etapa de clareamento da lente, a prata metálica provoca a oxidação do cobre II.
- E) O íon prata e o íon cobre I apresentam o mesmo número de elétrons.
Resposta:
A alternativa correta é letra A
A análise do enunciado nos leva a inferir que temos a formação de um par redox entre os íons Ag+ e os íons Cl-, onde os íons Cl- são oxidados, visto que há uma transferência de elétrons para os íons Ag+, que reduz ao receber este elétron. Como o cloro em sua forma oxidada existe como uma molécula biatômica (Cl2), precisamos de dois elétrons para a formação desta, assim, podemos obter a seguinte equação:
Com isso, temos a alternativa A como sendo a correta, lembrando que a reação mostrada é catalisada pela incidência de luz.
Continua após a publicidade..
Deixe um comentário