Uma adolescente com quatorze anos de idade necessitou atendimento médico após ser espancada pelo pai devido ao fato de ter passado a noite fora em companhia de amigos. Durante atendimento psicológico, foi constatado que a adolescente estava grávida de três meses e referiu não saber quem era o pai da criança.
Considerando os aspectos psicológicos e legais pertinentes à situação hipotética acima apresentada, julgue o item a seguir.
O psicólogo poderá atuar como mediador judicial no caso da violência sofrida pela referida adolescente, mas, para tal, ser-lhe-ão exigidos diploma de bacharel em psicologia e autorização do Conselho Federal de Psicologia.
- A) Certo
- B) Errado
Resposta:
A alternativa correta é letra B) Errado
Gabarito: ERRADO
Considerando os aspectos psicológicos e legais pertinentes à situação hipotética acima apresentada, julgue o item a seguir.
Para ser mediador judicial é preciso ter uma graduação em curso de ensino superior há pelo menos dois anos. Não é necessário ter autorização do CFP. Veja as exigências:
"Quais as exigências para atuar como mediador judicial?
É preciso ser graduado há pelo menos 2 anos em curso de ensino superior, de qualquer área de conhecimento, de instituição reconhecida pelo Ministério da Educação – MEC; possuir capacidade civil; e fazer o curso de capacitação em escola ou instituição de formação de mediadores, reconhecida pela Enfam ou pelos tribunais.
Os dados das instituições formadoras podem ser consultados na aba “Instituições Formadoras” e na página da internet dos tribunais.
Após receber o certificado de conclusão do curso de mediador judicial, o interessado estará apto a solicitar sua inscrição no cadastro de mediadores judiciais do tribunal com jurisdição correspondente à área de atuação para o qual foi certificado."
Fonte: "Perguntas Frequentes" (Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados)
Assertiva Errada.
Deixe um comentário