Observe o caso a seguir.
Um juiz de direito solicita a uma psicóloga do CREAS que realize uma avaliação psicológica de uma criança de 8 anos suspeita de ser abusada sexualmente pelo pai. No documento, o magistrado solicita para a profissional que aplique o teste HTP e proceda o inquérito da criança por meio de 20 perguntas enviadas por ele em anexo ao documento principal. Também pede que ao final do laudo psicológico, a psicóloga responda, objetivamente, se a criança foi ou não abusada pelo pai. O prazo para realização da solicitação é de 48h.
Considerando o relato acima, qual deve ser a conduta da psicóloga?
- A) Atender à solicitação do juiz, pois os profissionais da Assistência Social devem sempre cumprir as decisões judiciais sob pena de serem presos.
- B) Não atender à solicitação do juiz, pois a psicóloga não deve desempenhar o papel de perito, porém cabe a profissional responder ao magistrado, justificando a sua conduta e enviar dados psicossociais sobre o caso supracitado.
- C) Atender à solicitação do juiz, porém, inicialmente, a profissional deve entrar em contato com o magistrado e informá-lo que a escolha do teste é de autonomia da psicóloga.
- D) Não atender à solicitação do juiz tampouco responder a ele, pois o código de ética profissional da Psicologia garante a autonomia dos profissionais em todas as esferas do judiciário.
Resposta:
A alternativa correta é letra B) Não atender à solicitação do juiz, pois a psicóloga não deve desempenhar o papel de perito, porém cabe a profissional responder ao magistrado, justificando a sua conduta e enviar dados psicossociais sobre o caso supracitado.
Deixe um comentário