Sobre a questão da origem social das pessoas privadas de liberdade, Wolf (2005), em estudos realizados no sistema penal do Rio Grande do Sul, chegou a algumas conclusões. Acerca elas, julgue os itens a seguir.
I A grande maioria das pessoas privadas de liberdade vem do interior ou da periferia de Porto Alegre, com uma minoria que foi nascida na Capital.
II A maior parte dos apenados começou a trabalhar com a idade entre 7 a 14 anos de idade.
III Uma parcela significativa dos condenados abandonou precocemente a escola, por ter que trabalhar desde muito jovem.
Assinale a alternativa correta.
- A) Todos os itens estão certos.
- B) Apenas o item I está certo.
- C) Apenas o item II está certo.
- D) Apenas os itens I e II estão certos.
- E) Nenhum item está certo.
Resposta:
A alternativa correta é letra A) Todos os itens estão certos.
Essa alternativa está correta porque todos os itens apresentados estão de acordo com as conclusões dos estudos de Wolf (2005) sobre a origem social das pessoas privadas de liberdade no sistema penal do Rio Grande do Sul. O primeiro item destaca que a maioria dos indivíduos vem do interior ou da periferia de Porto Alegre, com uma minoria nascida na capital. O segundo item menciona que a maioria começou a trabalhar entre 7 e 14 anos de idade, o que evidencia uma entrada precoce no mercado de trabalho. Por fim, o terceiro item aponta que uma parcela significativa abandonou a escola precocemente devido à necessidade de trabalhar desde jovem. Portanto, a alternativa correta é que todos os itens estão certos, conforme indicado pela letra A).
Deixe um comentário