Acerca das relações entre a psicologia e a psiquiatria jurídica é possível afirmar, segundo Pinheiro (2013), que há intersecções e diferenças quanto ao objeto de estudo das duas disciplinas. Julgue os itens a seguir, considerando tais interseções e diferenças.
I A psicologia e a psiquiatria jurídicas interessam‑se pela psicopatologia, especialmente sobre os transtornos mentais, que geram comportamentos desviantes.
II A psicologia jurídica, para além da psicopatologia, também se interessa pelo desenvolvimento saudável do indivíduo, diferenciando‑se, assim, da psiquiatria.
III A psicologia jurídica interessa‑se apenas pela questão do desenvolvimento saudável do indivíduo, enquanto a psiquiatria jurídica, apenas pela questão psicopatológica do indivíduo.
Assinale a alternativa correta.
- A) Apenas o item I está certo.
- B) Apenas o item II está certo.
- C) Apenas o item III está certo.
- D) Apenas os itens I e II estão certos.
- E) Nenhum item está certo.
Resposta:
A alternativa correta é letra D) Apenas os itens I e II estão certos.
Pinheiro (2013) destaca as intersecções e diferenças entre a psicologia e a psiquiatria jurídicas. O item I está correto, pois ambas disciplinas interessam-se pela psicopatologia, especialmente sobre os transtornos mentais que geram comportamentos desviantes. O item II também está correto, pois a psicologia jurídica vai além da psicopatologia e se interessa pelo desenvolvimento saudável do indivíduo, o que diferencia essa disciplina da psiquiatria. Portanto, a alternativa correta é a letra D, pois apenas os itens I e II estão corretos, conforme destacado por Pinheiro (2013).
Deixe um comentário