Contemporaneamente, segundo Levinzon e Lisondo (2018), a adoção é considerada pelos estudiosos do tema um processo complexo que envolve várias variáveis psicológicas e sociais, que podem levar a seu sucesso ou a seu fracasso. Podem-se apontar como características desse processo algumas variáveis. Julgue os itens a seguir.
I. A adoção, idealmente, pode ser considerada como um processo de gerar um encontro afetivo íntimo, com a construção de mundos compartilhados entre adotantes e adotados, no qual há o paradoxo de, ao mesmo tempo, poder-se alojar a diferença entre eles.
II. A revelação da adoção, dos pais para o filho, deve ser realizada quando este é adulto, pois o adulto tem maior capacidade de elaboração do que uma criança, que pode ficar abalada ou traumatizada ao saber que não veio do ventre de sua mãe.
III. Um dos fatores que pode contribuir para o sucesso de uma adoção é a capacidade de os pais adotivos considerarem o filho como um outro, dotado de sua própria personalidade e características e, ao mesmo tempo, ter com ele uma conexão afetiva profunda, oferecendo a possibilidade de um apego seguro do filho a eles.
Assinale a alternativa correta:
- A) Apenas os itens I e II estão certos.
- B) Apenas os itens II e III estão certos.
- C) Apenas os itens I e III estão certos.
- D) Todos os itens estão certos.
- E) Nenhum item está certo.
Resposta:
A alternativa correta é letra C) Apenas os itens I e III estão certos.
A questão está baseada no seguinte texto:
"Adotar um filho
Neste trabalho, proponho-me a desenvolver e mostrar que nem toda adoção implica um desejo autêntico de filho e, como psicanalistas, se queremos ajudar para que uma família possa construir uma intimidade entre pais e filho, devemos questionar o desejo inconsciente que mobiliza a adoção. Nem sempre 0 adulto torna-se progenitor, nem a criança, filho.
Entendo a adoção como o processo de gerar um encontro afetivo íntimo, como é a construção de mundos compartilhados, no qual, ao mesmo tempo, acontece o paradoxo de alojar a diferença. Isto é, que os adultos considerem ao filho como outro, como sujeito e, ao mesmo tempo, ter uma conexão tão profunda, criando um apego seguro, que possibilite encontro afetivo e a captação de suas necessidades.
(...)
Os fracassos da adoção indicam que os pais sentem muita dificuldade. Eles se protegem e adiam, às vezes até muitos anos, a revelação sobre todo o processo. Em alguns casos não conseguem e, nesses casos, percebem que devem buscar ajuda profissional, mas também adiam o início de um atendimento. No trabalho da revelação tardia da adoção, a decepção de um jovem ou de um adulto ao descobrir a verdade da adoção é muito mais prejudicial do que as dificuldades que uma criança enfrenta na sua infância ao saber que é adotada."
Fonte: "Adoção: desafios da contemporaneidade" (Levinzon e Lisondo)
Com isso, podemos identificar as afirmativas verdadeiras e as falsas.
Portanto, estão corretas as afirmativas I e III. Encontramos a resposta na Letra C.
Assinale a alternativa correta:
a) Apenas os itens I e II estão certos.
b) Apenas os itens II e III estão certos.
c) Apenas os itens I e III estão certos.
d) Todos os itens estão certos.
e) Nenhum item está certo.
Deixe um comentário