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Para atuar nos casos em que é necessária a obtenção de testemunho, a exemplo das situações de violência contra crianças e adolescentes e do depoimento especial, é importante entender como funciona a memória humana.

Sobre as etapas envolvidas desde o contato com um evento relevante até seu testemunho, é correto afirmar que:

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Resposta:

A alternativa correta é letra E) a intensidade emocional do evento influencia no processo de recuperação da memória.

Gabarito Letra E

 

a)  todas as informações que chegam pelos órgãos dos sentidos ficam armazenadas na memória;

Errado. Estamos em contato com milhares de informações constantemente, seria inviável manter todas elas na memória. Fatores como interesse e atenção estão entre os que influenciam o armazenamento das memórias.

 

b)  as informações armazenadas na memória permanecem intocadas ao longo do tempo;

Errado. As informações armazenadas são frequentemente alteradas, seja por novas informações, seja por esquecimento.

 

c)  o acesso à memória das crianças depende da utilização de técnicas projetivas e jogos;

Errado. As técnicas projetivas e os jogos são estratégias que podem ser utilizadas para acesso à memória das crianças, mas esse acesso não depende dessas estratégias. O profissional que escolhe qual estratégia usar.

 

d)  falsas memórias ocorrem quando há uma distorção proposital dos fatos pela criança ou adolescente;

Errado. Falsas memórias podem ser criadas sem intenção e até mesmo sem que o indivíduo perceba.

 

e)  a intensidade emocional do evento influencia no processo de recuperação da memória.

Certo! Esse é um dos elementos que influencia na recuperação da memória.

“A intensidade emocional, relacionada à ativação de circuitos da amídala e hipocampo e à liberação de hormônios ligados ao estresse - cortisol e noradrenalina - tem sido apontada como aspecto central na formação e recuperação de memórias autobiográficas em geral e das marcantes em especial. No modelo proposto por Damasio (1994), forma-se uma representação "topográfica" da experiência pessoal, na qual alguns eventos - os mais estreitamente ligados a emoções - se destacam no relevo. Dessa maneira, a aquisição e a recuperação de eventos emocionais podem ser otimizadas ou prejudicadas pela presença de sentimentos. São esses sentimentos que provocam a evitação de eventos potencialmente ligados a sentimentos negativos e a procura por situações que podem trazer sentimentos positivos. Mesmo que os julgamentos que diferenciam eventos negativos sejam marcadamente reflexivos, provavelmente eles são influenciados pela intensidade emocional como um processo neurofisiológico básico. De fato, a combinação dos dados de neuroimagem com os achados em psicologia cognitiva, como aqueles apresentados neste trabalho, pode contribuir para uma compreensão abrangente da memória autobiográfica, seus processos e produtos. A memória autobiográfica poderá, então, ser entendida como um tipo especial de articulação de memória, emoção e julgamento. Essa articulação é o que propicia a nós conhecermos o mundo e a nós mesmos, e nos apropriarmos de nossa experiência de uma maneira aparentemente singular na natureza.”

 

Nosso gabarito é Letra E

 

Fonte: Gauer, Gustavo e Gomes, William BarbosaRecordação de eventos pessoais: memória autobiográfica, consciência e julgamento. Psicologia: Teoria e Pesquisa [online]. 2008, v. 24, n. 4 [Acessado 8 Setembro 2022] , pp. 507-514. 

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