(UNITAU SP/2014) Analise a imagem abaixo de Theodore de Bry, Grandes Viagens, 1592.
Theodore de Bry utilizou desenhos de Hans Staden para elaborar as suas representações das práticas dos indígenas do Novo Mundo. Sobre o contato das culturas europeia e indígena e as representações do olhar europeu, considerando a imagem acima, é correto afirmar, EXCETO:
- A) Essa imagem é um exemplo de eurocentrismo, pois apresenta representações baseadas em referências culturais europeias.
- B) A imagem representa a idealização do nativo com base em crenças religiosas, visão mítica e em obras literárias, entre outras referências.
- C) Imaginário e crenças religiosas levaram a uma demonização do nativo e de seus hábitos criando uma visão preconceituosa do nativo e da natureza brasileira permeada por crenças religiosas e por valores morais.
- D) A função da iconografia naquele período era difundir a imagem do outro na Europa e construir, com base no imaginário e em descrições de terceiros, romantização e embelezamento da paisagem e dos nativos.
- E) Os viajantes, cronistas e artistas representavam os nativos e suas práticas tendo consciência total da distorção da imagem, visando demonizar o nativo para justificar a sua exterminação sem qualquer fundo moral.
Resposta:
A alternativa correta é a letra E, pois os viajantes, cronistas e artistas não representavam os nativos e suas práticas tendo consciência total da distorção da imagem, visando demonizar o nativo para justificar a sua exterminação sem qualquer fundo moral. Pelo contrário, muitos deles tinham uma visão curiosa e admirada dos povos indígenas, e procuravam retratá-los com fidelidade, baseando-se em relatos de testemunhas oculares ou em desenhos feitos por eles mesmos. Theodore de Bry, por exemplo, nunca esteve no Brasil, mas utilizou os desenhos de Hans Staden, que viveu entre os tupinambás e presenciou seus rituais de antropofagia
As outras alternativas são incorretas, pois:
A) Essa imagem é um exemplo de eurocentrismo, pois apresenta representações baseadas em referências culturais europeias. Isso é verdade, pois a imagem mostra os indígenas com traços físicos e vestimentas que remetem aos europeus, além de elementos simbólicos que sugerem uma associação entre os nativos e o diabo, como a serpente, o fogo e o sangue
B) A imagem representa a idealização do nativo com base em crenças religiosas, visão mítica e em obras literárias, entre outras referências. Isso também é verdade, pois a imagem reflete a influência de concepções religiosas, como o mito do bom selvagem, que via os indígenas como seres inocentes e puros, mas também o mito do selvagem canibal, que os via como bárbaros e devoradores de homens. Além disso, a imagem também dialoga com obras literárias, como a Utopia de Thomas More, que descrevia uma sociedade idealizada e semelhante à dos nativos americanos
C) Imaginário e crenças religiosas levaram a uma demonização do nativo e de seus hábitos criando uma visão preconceituosa do nativo e da natureza brasileira permeada por crenças religiosas e por valores morais. Isso também é verdade, pois a imagem mostra uma cena de canibalismo que choca os valores morais e religiosos dos europeus, que consideravam os indígenas como pagãos e hereges. A imagem também mostra uma natureza exuberante e selvagem, que contrasta com a paisagem europeia e que desperta tanto admiração quanto temor nos observadores
D) A função da iconografia naquele período era difundir a imagem do outro na Europa e construir, com base no imaginário e em descrições de terceiros, romantização e embelezamento da paisagem e dos nativos. Isso também é verdade, pois a imagem faz parte de uma coleção de relatos de viagens que tinha como objetivo divulgar as descobertas e as maravilhas do Novo Mundo na Europa. A imagem também mostra uma certa romantização e embelezamento da paisagem e dos nativos, que são retratados com cores vivas e formas harmoniosas, apesar da cena de violência
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