A Psicologia Jurídica fundamenta-se no percurso histórico de um conjunto de intervenções especializadas no âmbito das necessidades do Estado de Direito. Considerando as práticas do psicólogo jurídico, sua atuação pode abranger:
- A) A aplicação de questões de psicodiagnóstico e elaboração de laudos e pareceres relativos às áreas criminal e civil, podendo o psicólogo decidir e opinar sobre o andamento do processo judicial.
- B) A criação de redes de assistência e proteção à família de auto risco, com o foco para o atendimento conjunto de crianças vítimas de abusos e abusadores, produzindo efeitos benéficos a estrutura familiar.
- C) O desenlace das dificuldades com as quais o poder judiciário frequentemente precisa lidar desde que relacionadas ao seu campo de atuação, sem intercâmbio de conhecimento técnico com outros campos.
- D) A organização do contexto de referência familiar, a fim de que a criança possa se constituir como sujeito e se desenvolver de maneira saudável.
- E) Todas as afirmativas estão corretas.
Resposta:
A alternativa correta é letra D) A organização do contexto de referência familiar, a fim de que a criança possa se constituir como sujeito e se desenvolver de maneira saudável.
Gabarito Letra D
A Psicologia Jurídica fundamenta-se no percurso histórico de um conjunto de intervenções especializadas no âmbito das necessidades do Estado de Direito. Considerando as práticas do psicólogo jurídico, sua atuação pode abranger:
a) A aplicação de questões de psicodiagnóstico e elaboração de laudos e pareceres relativos às áreas criminal e civil, podendo o psicólogo decidir e opinar sobre o andamento do processo judicial.
Errado. O psicodiagnóstico é uma forma de avaliação psicológica com objetivos clínicos, não tendo função na área jurídica. Além disso, o psicólogo não decide sobre processos, quem faz isso é o juiz.
b) A criação de redes de assistência e proteção à família de auto risco, com o foco para o atendimento conjunto de crianças vítimas de abusos e abusadores, produzindo efeitos benéficos a estrutura familiar.
Errado. O governo é quem cria essas redes, através de legislações específicas.
c) O desenlace das dificuldades com as quais o poder judiciário frequentemente precisa lidar desde que relacionadas ao seu campo de atuação, sem intercâmbio de conhecimento técnico com outros campos.
Errado. O trabalho do psicólogo no contexto judiciário exige intercambio de conhecimento técnico constante.
d) A organização do contexto de referência familiar, a fim de que a criança possa se constituir como sujeito e se desenvolver de maneira saudável.
Certo! Essa é uma demanda na qual o psicólogo pode trabalhar para resolver.
e) Todas as afirmativas estão corretas.
Errado. Só temos uma afirmativa correta.
Nosso gabarito é Letra D
Deixe um comentário