A alienação parental constitui um importante assunto que, embora recente, vem se destacando como uma área da Psicologia. Sobre a atuação do psicólogo nessa problemática, podemos afirmar com segurança que:
- A) o papel do psicólogo é fundamental para que a saúde psíquica dos envolvidos seja, no mínimo, preservada. É importante destacar que a criança, em especial, necessita de um acompanhamento psicológico.
- B) cabe ao psicólogo, amparado por suas técnicas e abordagem, traçar uma terapia que busque auxiliar a criança neste contexto traumático e doloroso, para que, assim, ele elabore um documento descrevendo o que foi ouvido em sessão, concluindo com quem a criança deve morar.
- C) é dever do psicólogo escutar os pais para saber de onde vem a alienação e fazer juízo de valores sobre o que ele entende por certo e errado. Ter uma atitude acolhedora é fundamental para que a criança ou o adolescente estabeleçam uma confiança com o profissional e depois o psicólogo expõe aos pais o que foi dito pelo(s) filho(s).
- D) o psicólogo tende a utilizar os métodos de investigação, tais como entrevista, testes, informações de familiares, terceiros, etc. Caso seja identificada a alienação, o psicólogo expede um documento para que aquela criança ou adolescente seja imediatamente tirado daquele convívio familiar.
Resposta:
A alternativa correta é letra A) o papel do psicólogo é fundamental para que a saúde psíquica dos envolvidos seja, no mínimo, preservada. É importante destacar que a criança, em especial, necessita de um acompanhamento psicológico.
Gabarito Letra A
A alienação parental constitui um importante assunto que, embora recente, vem se destacando como uma área da Psicologia. Sobre a atuação do psicólogo nessa problemática, podemos afirmar com segurança que:
a) o papel do psicólogo é fundamental para que a saúde psíquica dos envolvidos seja, no mínimo, preservada. É importante destacar que a criança, em especial, necessita de um acompanhamento psicológico.
Certo!
“todo este processo de alienação parental causa danos severos e sofrimento a todos os envolvidos. O papel do psicólogo é fundamental para que a saúde psíquica dos envolvidos seja, no mínimo, preservada. É importante destacar que a criança, em especial, necessita de um acompanhamento psicológico. É necessário que o psicólogo possa realizar uma escuta com todos que estão diretamente ligados ao caso, a fim de levantar informações e entender o modo de funcionamento de cada sujeito envolvido.”
b) cabe ao psicólogo, amparado por suas técnicas e abordagem, traçar uma terapia que busque auxiliar a criança neste contexto traumático e doloroso, para que, assim, ele elabore um documento descrevendo o que foi ouvido em sessão, concluindo com quem a criança deve morar.
Errado. O psicólogo que faz o acompanhamento terapêutico não deve atuar como perito ou assistente técnico em processos legais. Além disso, os documentos não devem descrever o que é dito na sessão, o sigilo deve ser preservado.
c) é dever do psicólogo escutar os pais para saber de onde vem a alienação e fazer juízo de valores sobre o que ele entende por certo e errado. Ter uma atitude acolhedora é fundamental para que a criança ou o adolescente estabeleçam uma confiança com o profissional e depois o psicólogo expõe aos pais o que foi dito pelo(s) filho(s).
Errado. O psicólogo não deve fazer juízo de valor.
d) o psicólogo tende a utilizar os métodos de investigação, tais como entrevista, testes, informações de familiares, terceiros, etc. Caso seja identificada a alienação, o psicólogo expede um documento para que aquela criança ou adolescente seja imediatamente tirado daquele convívio familiar.
Errado. O psicólogo não tem poder de decidir sobre esse afastamento, quem decide isso é o juiz.
Nosso gabarito é Letra A
Fonte: Atuação do psicólogo no contexto da alienação parental: uma revisão sistemática da literatura nacional. Disponível em: http://www.urisantiago.br/multicienciaonline/adm/upload/v3/n5/5f13e47b7c8f8f962bf983ec9dc77e57.pdf
Deixe um comentário