Preencha a lacuna e assinale a alternativa correta.
________________________ traz à tona a dinâmica de violência que acontece dentro da própria família, referindo-se ao fato da explicação ou denúncia do segredo.
- A) O complô do silêncio
- B) A denúncia sugestiva
- C) A narrativa dos fatos
- D) O julgamento dos atos
- E) A ajuda dos familiares
Resposta:
A alternativa correta é letra A) O complô do silêncio
Gabarito Letra A
________________________ traz à tona a dinâmica de violência que acontece dentro da própria família, referindo-se ao fato da explicação ou denúncia do segredo.
a) O complô do silêncio
b) A denúncia sugestiva
c) A narrativa dos fatos
d) O julgamento dos atos
e) A ajuda dos familiares
A questão é um pouco estranha. O complô do silêncio é o acordo tácito de se manter o abuso em segredo, por todas as partes envolvidas. O que traz à tona a dinâmica de violência que acontece dentro da própria família é a dissolução do complô do silêncio.
“Outro aspecto que contribui para a manutenção do abuso sexual no seio da família é o dito "complô do silêncio", que pode ser entendido como o silêncio mantido tanto pelos agentes das agressões quanto pelos vitimizados, assim como pelos demais membros da família. O complô do silêncio pode perpetrar o abuso por várias gerações até que seja interrompido. De acordo com Scodelario (2002), as razões para a manutenção desse complô estão relacionadas a várias possibilidades. Furniss (1993) corrobora a idéia sobre o complô do silêncio chamando a atenção para o fato de que a explicitação ou denúncia do segredo trás à tona a dinâmica de violência que acontece dentro da própria família. Muitas vezes, a violência é negada ou mantida para o próprio equilíbrio familiar. A revelação do abuso, via de regra, produz uma crise familiar e entre a rede de profissionais que atendem a família. O próprio profissional psicólogo, ao lidar com casos de abuso sexual, deve tomar cuidado para não participar da manutenção do complô do silêncio, justificado através do sigilo profissional.”
Entretanto, a questão considerou a Letra A como gabarito.
Referência
ROMERO, Karen Ritcher Pereira dos Santos. Crianças vítimas de abuso sexual: aspectos psicológicos da dinâmica familiar. Curitiba, 2007.
Deixe um comentário