A concepção brasileira de garantia de direitos com relação à população infanto-juvenil está embasada em diretrizes que pressupõem a necessidade de concebê-la de forma diferenciada em função de estar em condição peculiar de desenvolvimento. A atuação do psicólogo deverá estar em consonância com essas diretrizes, para que sua prática garanta o respeito aos direitos fundamentais dessa população.
Nesse sentido, é CORRETO afirmar que são pressupostos básicos em prol dessa garantia de direitos
- A) a Doutrina da Situação Irregular e o Princípio denominado de Atuação imediata de atenção aos direitos.
- B) as Concepções de Crianças e adolescentes como sujeitos de direitos e de seres em completo processo de desenvolvimento físico e mental.
- C) a Doutrina da Proteção Integral e o Princípio da Prioridade Absoluta.
- D) os Princípios do Melhor interesse dos pais e da Proteção do Menor em situação irregular.
- E) a Doutrina da Situação Regular e o Princípio denominado da Prioridade Absoluta e Irrestrita da parentalidade.
Resposta:
A alternativa correta é letra C) a Doutrina da Proteção Integral e o Princípio da Prioridade Absoluta.
Gabarito Letra C
A questão pergunta quais os pressupostos básicos para garantia dos direitos das crianças e dos adolescentes.
Esses pressupostos vem da constituição federal, e são reiterados no estatuto da criança e do adolescente. Na carta magna, eles constam no artigo 227:
“Art. 227. É dever da família, da sociedade e do Estado assegurar à criança, ao adolescente e ao jovem, com absoluta prioridade, o direito à vida, à saúde, à alimentação, à educação, ao lazer, à profissionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade e à convivência familiar e comunitária, além de colocá-los a salvo de toda forma de negligência, discriminação, exploração, violência, crueldade e opressão. (EC no 65/2010)
§ 1o O Estado promoverá programas de assistência integral à saúde da criança, do adolescente e do jovem, admitida a participação de entidades não governamentais, mediante políticas específicas”
No ECA, podemos observa-los logo no início do documento:
“Art. 1º Esta Lei dispõe sobre a proteção integral à criança e ao adolescente.”
“Art. 4º É dever da família, da comunidade, da sociedade em geral e do poder público assegurar, com absoluta prioridade, a efetivação dos direitos referentes à vida, à saúde, à alimentação, à educação, ao esporte, ao lazer, à profissionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade e à convivência familiar e comunitária.”
Os pressupostos básicos são, então, a Doutrina da Proteção Integral e o Princípio da Prioridade Absoluta.
Vamos dar uma olhada nas alternativas:
a) a Doutrina da Situação Irregular e o Princípio denominado de Atuação imediata de atenção aos direitos.
b) as Concepções de Crianças e adolescentes como sujeitos de direitos e de seres em completo processo de desenvolvimento físico e mental.
c) a Doutrina da Proteção Integral e o Princípio da Prioridade Absoluta.
d) os Princípios do Melhor interesse dos pais e da Proteção do Menor em situação irregular.
e) a Doutrina da Situação Regular e o Princípio denominado da Prioridade Absoluta e Irrestrita da parentalidade.
Algumas alternativas trazem direitos dos pais como pressupostos básicos, é importante lembrar sempre que o ECA prioriza sempre o direito das crianças e adolescentes.
A doutrina da situação irregular era aplicada antes da criação do ECA.
Dessa forma, reiteramos nosso gabarito como Letra C.
Referência
BRASIL. Constituição Federal de 1988. Promulgada em 5 de outubro de 1988. Disponível em <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituição.htm>. Acesso em 27 de agosto de 2019;
BRASIL. Lei no 8.069, de 13 de julho de 1990. Dispõe sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente e dá outras providências. Disponível em: < http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l8069.htm> Acesso em 27 de agosto de 2019.
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