Considerando as ideias de Furniss (1993) quanto à inclusão dos membros da família na avaliação de alegação de abuso sexual intrafamiliar, assinale a alternativa correta.
- A) É desaconselhável envolver todos os membros da família na avaliação do abuso.
- B) É desaconselhável envolver os irmãos da criança abusada.
- C) É desaconselhável envolver os abusadores dos quais suspeitamos, embora neguem o abuso.
- D) É importante envolver todos os membros da família na avaliação do abuso, inclusive os irmãos da criança abusada e os suspeitos abusadores.
- E) É importante envolver somente a vítima de abuso.
Resposta:
A alternativa correta é letra D) É importante envolver todos os membros da família na avaliação do abuso, inclusive os irmãos da criança abusada e os suspeitos abusadores.
Gabarito Letra D
Considerando as ideias de Furniss (1993) quanto à inclusão dos membros da família na avaliação de alegação de abuso sexual intrafamiliar, assinale a alternativa correta.
a) É desaconselhável envolver todos os membros da família na avaliação do abuso.
b) É desaconselhável envolver os irmãos da criança abusada.
c) É desaconselhável envolver os abusadores dos quais suspeitamos, embora neguem o abuso.
d) É importante envolver todos os membros da família na avaliação do abuso, inclusive os irmãos da criança abusada e os suspeitos abusadores.
e) É importante envolver somente a vítima de abuso.
Para o autor, é importante que todos os membros da família sejam envolvidos, inclusive irmãos, que também podem ter sido abusados.
“Algumas vezes, nós não sabemos se o abuso sexual da criança ocorreu dentro ou fora da família, mesmo quando o abuso foi comprovado por evidências médicas e forenses. Pode ser difícil chegar a uma conclusão definitiva e a avaliação pode ser complicada. Uma vez que a alegação de abuso sexual da criança tenha sido negada por um suposto abusador dentro desta família, é importante envolver todos os membros da família na avaliação de abuso intra ou extrafamiliar. Os irmãos da criança abusada, às vezes, podem dar informações corroborativas importantes que podem ajudar a clarificar a situação, e, às vezes, descobrimos que os irmãos também foram sexualmente abusados
É vital a inclusão direta dos abusadores dos quais suspeitamos, embora neguem, na avaliação do abuso sexual intrafamiliar ou extrafamiliar. As reações iniciais dos supostos abusadores e das mães, freqüentemente, acabam sendo indicativas. Há reações muito diferentes e típicas de pais e abusadores que podem ajudar a distinguir o abuso sexual intrafamiliar da criança do abuso extrafamiliar.”
Nosso gabarito é Letra D.
Referência
Furniss, T. Abuso Sexual da Criança: uma abordagem multidisciplinar, Porto Alegre, Artes Médicas, 1993.
Deixe um comentário