Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

De acordo com a análise de Analicia Martins de Sousa (2010), o conceito de Síndrome da Alienação Parental

Continua após a publicidade..

Resposta:

A alternativa correta é letra C) trouxe, aos litígios sobre guarda, um ônus a mais, na medida em que os cônjuges precisam atestar sua sanidade mental.

Sousa (2010) expõe da seguinte forma seu posicionamento com relação à Síndrome da Alienação Parental:

[...] observa-se que, atualmente, as situações que envolvem litígio sobre a guarda e visitação de filhos passam a ser associadas à existência de uma síndrome. Tal enquadramento, no entanto, pode gerar mais conflitos entre os ex-cônjuges, na medida em que terão que comprovar que não são "alienadores", bem como atestar sobre sua sanidade mental. Esse cenário, possivelmente, implicará repercussões sobre as relações parentais.


Devemos nos atentar ao fato de que a banca solicita a escolha da alternativa que esteja de acordo com a visão da autora. A afirmação apresentada pela ALTERNATIVA C está em consonância com o trecho acima.

 

Erros das demais opções:

 

a)  fortaleceu a posição da mulher no contexto jurídico, arena em que tradicionalmente ela se encontra em desvantagem.
 

b)  teve efeito negativo nas decisões quanto à guarda de filhos, porque desconsidera a perspectiva da prole em relação aos pais.
 

d)  promoveu uma frente de discussão fértil, ao considerar a dinâmica familiar sob a perspectiva das relações patológicas.
 

e)  contribuiu para a criação de leis que conferem parâmetros mais justos para as decisões relativas aos litígios sobre guarda.

 

 

Fonte: DE SOUSA, Analicia Martins. Síndrome da alienação parental: um novo tema nos juízos de família. Cortez Editora, 2014.

Continua após a publicidade..
Continua após a publicidade..

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *