Técnicos e cuidadores que atuam em serviços de acolhimento, como Casas de Passagens, devem valorizar o processo de atenção individualizada no atendimento às crianças e adolescentes. Qual das alternativas abaixo descreve de forma correta a realização deste tipo de trabalho?
- A) Buscar substituir, com seu amor e cuidado, a família de origem, causadora da situação traumática.
- B) Envolver-se intimamente com as crianças e adolescentes, a fim de auxiliá-los no processo de “apagamento” da história passada geradora de sofrimento.
- C) Estabelecer vínculos de qualidade que permitam uma compreensão mais fidedigna do sofrimento dos acolhidos, a minimização do sofrimento e a ampliação do desejo de desvinculação de sua família de origem.
- D) Considerar a história pessoal e familiar de cada criança e adolescente, assegurando-lhes o direito à convivência familiar e comunitária.
- E) Relacionar-se intensamente com as crianças e adolescentes, como se fossem seus filhos naturais, apresentando a eles um novo modelo, mais saudável, de configuração familiar.
Resposta:
A alternativa correta é letra D) Considerar a história pessoal e familiar de cada criança e adolescente, assegurando-lhes o direito à convivência familiar e comunitária.
Gabarito Letra D
Técnicos e cuidadores que atuam em serviços de acolhimento, como Casas de Passagens, devem valorizar o processo de atenção individualizada no atendimento às crianças e adolescentes. Qual das alternativas abaixo descreve de forma correta a realização deste tipo de trabalho?
a) Buscar substituir, com seu amor e cuidado, a família de origem, causadora da situação traumática.
Errado. Técnicos, em seu exercício profissional, jamais vão conseguir substituir a família de origem, e nem devem buscar isso.
b) Envolver-se intimamente com as crianças e adolescentes, a fim de auxiliá-los no processo de “apagamento” da história passada geradora de sofrimento.
Errado. Não é uma conduta adequada buscar apagar a história passada da criança ou adolescente.
c) Estabelecer vínculos de qualidade que permitam uma compreensão mais fidedigna do sofrimento dos acolhidos, a minimização do sofrimento e a ampliação do desejo de desvinculação de sua família de origem.
Errado. Os profissionais não devem estimular a desvinculação da família de origem.
d) Considerar a história pessoal e familiar de cada criança e adolescente, assegurando-lhes o direito à convivência familiar e comunitária.
Certo!
e) Relacionar-se intensamente com as crianças e adolescentes, como se fossem seus filhos naturais, apresentando a eles um novo modelo, mais saudável, de configuração familiar.
Errado. Por mais próximo que seja o trabalho, ele jamais vai se equiparar a relação familiar.
Nosso gabarito é Letra D
Deixe um comentário