Analise as afirmativas abaixo sobre o processo de mediação familiar e, em seguida, coloque entre parênteses a letra “V”, quando se tratar de afirmativa verdadeira, e a letra “F”, quando se tratar de afirmativa falsa.
( ) Na entrevista inicial, o mediador deve esclarecer sobre o processo de mediação, apontar os objetivos e as regras.
( ) O mediador de família atua em processos judiciais de separação, tem formação em direito e deve ter alguma experiência prática em psicoterapia de família.
( ) O mediador deve favorecer a comunicação, evitando a neutralidade, tentando impor valores e crenças pessoais aos mediados.
A alternativa que apresenta a sequência correta é:
- A) V-V-V
- B) V-F-F
- C) F-V-V
- D) F-F-V
- E) F-F-F
Resposta:
A alternativa correta é letra B) V-F-F
Analise as afirmativas abaixo sobre o processo de mediação familiar e, em seguida, coloque entre parênteses a letra “V”, quando se tratar de afirmativa verdadeira, e a letra “F”, quando se tratar de afirmativa falsa.
( V ) Na entrevista inicial, o mediador deve esclarecer sobre o processo de mediação, apontar os objetivos e as regras.
VERDADEIRA. Conforme Cleter & Pereira (2017, p. 9)
“Na primeira sessão de mediação, o mediador, deve esclarecer às partes os princípios e regras que regem um processo de Mediação, informando-os de forma clara, o seu papel na sessão de mediação, e como o processo irá se manter ao longo das sessões, a importância de ambas serem ouvidas, no tempo igual a ser dado a cada uma, sem interrupções por parte da outra...”
( F ) O mediador de família atua em processos judiciais de separação, tem formação em direito e deve ter alguma experiência prática em psicoterapia de família.
FALSA. Contrariando a proposição Cleter & Pereira (2017, p. 14) pontuam:
“O mediador judicial deve ser pessoa capaz, e deverá ser graduado em qualquer curso superior de uma instituição reconhecida pelo Ministério da Educação há pelo menos dois anos e ser capacitado por curso de uma escola ou instituição de formação de mediadores, reconhecida pela ENFAM (Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados) ou pelos tribunais, observando os requisitos do Conselho Nacional de Justiça”
( F ) O mediador deve favorecer a comunicação, evitando a neutralidade, tentando impor valores e crenças pessoais aos mediados.
FALSA. Retificando o que traz a assertiva Cleter & Pereira (2017, p. 9):
“...o processo de mediação, tem como critério a “imparcialidade e neutralidade” por parte do mediador, bem como que o compromisso de participar do processo, é voluntário, flexível, confidencial e informal.”
Com base na análise das afirmações apresentadas mediante literatura consultada ratifica-se que a sequência correta é “V-F-F”, portanto, LETRA “B”.
_______________
Fonte consultada:
CLETER, Glicéria Martins; PEREIRA, Michele Cristie. Mediação de Conflitos (Judicial e Extrajudicial): Um novo caminho para a pacificação social. Revista Universo. p. 05. Vol. 01 n°. 02. Belo Horizonte. 2017.
Deixe um comentário