O trabalho do psicólogo na área jurídica é um campo em expansão, e recentemente tem embasado diferentes práticas. Uma delas é a mediação de conflitos, que pode ser uma alternativa válida e eficaz para a resolução de conflitos relacionados às questões judiciais. Assinale a alternativa INCORRETA a respeito da mediação de conflitos.
- A) A mediação possibilita a expansão das discussões tradicionais que são feitas para chegar a um acordo, ampliando-as para além das questões jurídicas envolvidas.
- B) Na mediação ocorre um processo de arbitragem no qual o mediador decidirá ou trará a solução às partes que não conseguem encontrá-la por si só.
- C) Uma técnica de fundamental importância no processo de mediação que é utilizada pelo psicólogo que exerce tal função, independente de sua vertente teórica, e que pode favorecer a participação das partes envolvidas no processo de mediação, é a escuta ativa.
- D) A mediação é um método de solução de disputas, pelo qual um terceiro facilita o diálogo entre as partes para ajudá-las a chegar a um acordo.
Resposta:
A alternativa correta é letra B) Na mediação ocorre um processo de arbitragem no qual o mediador decidirá ou trará a solução às partes que não conseguem encontrá-la por si só.
Gabarito Letra B
O trabalho do psicólogo na área jurídica é um campo em expansão, e recentemente tem embasado diferentes práticas. Uma delas é a mediação de conflitos, que pode ser uma alternativa válida e eficaz para a resolução de conflitos relacionados às questões judiciais. Assinale a alternativa INCORRETA a respeito da mediação de conflitos.
a) A mediação possibilita a expansão das discussões tradicionais que são feitas para chegar a um acordo, ampliando-as para além das questões jurídicas envolvidas.
Certo! A mediação também tem como proposta melhorar as relações entre as pessoas envolvidas no conflito.
“Dessa forma, a mediação é um método de solução de disputas flexível e não vinculador, pelo qual um terceiro neutro facilita o diálogo entre as partes para ajudá-las a chegar a um acordo (Highton & Álvarez, 1999). É observável que na mediação, diferentemente da arbitragem, não é o mediador quem decidirá ou trará a solução, mas sim, as próprias partes. Uma de suas peculiaridades, conforme Müller (2005a), é a capacidade de expansão das discussões tradicionais que são feitas para chegar a um acordo, ampliando-as para além das questões jurídicas envolvidas, como já foi dito.”
b) Na mediação ocorre um processo de arbitragem no qual o mediador decidirá ou trará a solução às partes que não conseguem encontrá-la por si só.
Errado. Mediação e arbitragem são processos distintos.
c) Uma técnica de fundamental importância no processo de mediação que é utilizada pelo psicólogo que exerce tal função, independente de sua vertente teórica, e que pode favorecer a participação das partes envolvidas no processo de mediação, é a escuta ativa.
Certo!
“escuta ativa — essa técnica é de fundamental importância no processo de mediação. Em sua formação, independentemente da vertente teórica escolhida pelo psicólogo, o desenvolvimento da escuta psicológica terá um grande destaque em relação aos outros instrumentos disponíveis a ele. Essa técnica permite que o profissional desenvolva um diálogo entre as partes, buscando ouvir o indivíduo falante dentro do seu significativo completo.”
d) A mediação é um método de solução de disputas, pelo qual um terceiro facilita o diálogo entre as partes para ajudá-las a chegar a um acordo.
Certo! Essa informação está no trecho apresentado na letra A.
Nosso gabarito é Letra B.
Fonte: Müller, Fernanda Graudenz, Beiras, Adriano, & Cruz, Roberto Moraes. (2007). O trabalho do psicólogo na mediação de conflitos familiares: reflexões com base na experiência do serviço de mediação familiar em Santa Catarina. Aletheia, (26), 196-209. Recuperado em 01 de junho de 2022
Deixe um comentário