Os programas de Liberdade Assistida devem ser estruturados nos municípios, através de parceria com o Judiciário e o Órgão Executor da política de atendimento à criança e ao adolescente no município. Para o funcionamento do programa é necessário uma equipe de orientadores sociais devidamente capacitados, que desenvolverão uma ação pedagógica, em conformidade com o art.119-ECA, direcionado em alguns aspectos:
I) Família: reforçar e/ou estabelecer vínculos familiares, através de uma relação de aceitação, colaboração e de co-responsabilidade no processo sócio-educativo.
II) Escola: incentivar o retorno, a permanência e o sucesso escolar objetivando ampliar as perspectivas de vida.
III) Vida profissional: estimular e/ou propiciar a habilitação profissional com vistas ao ingresso no mercado de trabalho.
IV) Comunidade: promover e fortalecer os laços comunitários, objetivando a sua reinserção social.
Marque a alternativa CORRETA:
- A) I, II e III estão corretas.
- B) I, II e IV estão corretas.
- C) I e II estão corretas.
- D) Todas as alternativas estão corretas.
Resposta:
A alternativa correta é letra D) Todas as alternativas estão corretas.
Gabarito Letra D
Os programas de Liberdade Assistida devem ser estruturados nos municípios, através de parceria com o Judiciário e o Órgão Executor da política de atendimento à criança e ao adolescente no município. Para o funcionamento do programa é necessário uma equipe de orientadores sociais devidamente capacitados, que desenvolverão uma ação pedagógica, em conformidade com o art.119-ECA, direcionado em alguns aspectos:
Essa informação está no Manual de Orientação - Medidas Sócio - Educativas Não Privativas de Liberdade de Março de 2000:
“Para o funcionamento do Programa é necessário uma Equipe de Orientadores Sociais, devidamente capacitados, que desenvolverão uma ação pedagógica, em conformidade com o Art. 119 - ECA, direcionada em quatro aspectos:
● Família: reforçar e/ou estabelecer vínculos familiares, através de uma relação de aceitação, colaboração e de co-responsabilidade no processo sócio - educativo;
● Escola: incentivar o retorno, a permanência e o sucesso escolar objetivando ampliar as perspectivas de vida;
● Vida profissional: estimular e/ou propiciar a habilitação profissional com vistas ao ingresso no mercado de trabalho;
● Comunidade: promover e fortalecer os laços comunitários, objetivando a sua reinserção social”
I) Família: reforçar e/ou estabelecer vínculos familiares, através de uma relação de aceitação, colaboração e de co-responsabilidade no processo sócio-educativo.
II) Escola: incentivar o retorno, a permanência e o sucesso escolar objetivando ampliar as perspectivas de vida.
III) Vida profissional: estimular e/ou propiciar a habilitação profissional com vistas ao ingresso no mercado de trabalho.
IV) Comunidade: promover e fortalecer os laços comunitários, objetivando a sua reinserção social.
Todas as afirmativas estão corretas.
Gabarito Letra D
Fonte: Manual de Orientação - Medidas Sócio - Educativas Não Privativas de Liberdade. Disponível em http://www.mp.go.gov.br/portalweb/hp/8/docs/medida_socio_educativa_de_liberdade_assistida.pdf
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