Um processo acelerado de transformações socioculturais vem acarretando uma crescente diversidade nos arranjos familiares. Tais mudanças afetam a sociedade como um todo e, particularmente, a educação dos filhos, refletindo-se na parceria entre as escolas e as famílias. Contudo, são ainda muitos os estabelecimentos de ensino que têm dificuldade de lidar com pais divorciados, na medida em que não contribuem para a ampliação da participação do pai que não detém a guarda na vida escolar do filho. Sobre esse assunto, é INCORRETO afirmar que:
- A) muitas escolas preservam a ideia de que os cuidados primários relativos à criação e educação dos filhos devem ser exercidos preferencialmente pela mãe;
- B) muitos pais não costumam informar a escola sobre a separação do casal, dificultando a ajuda que a instituição poderia dar a esses alunos;
- C) uma parcela significativa das crianças apresenta aumento da ansiedade e dificuldade de aprendizagem logo após a separação dos pais;
- D) a agenda escolar é o melhor meio de comunicação entre escola e pais separados, não sendo responsabilidade da instituição fazer chegar informações ao genitor visitante;
- E) no ambiente educacional, as crianças desenvolvem atividades que contribuem para aliviar o estresse, a tristeza e a raiva que podem ser causados pela separação dos pais.
Resposta:
A alternativa correta é letra D) a agenda escolar é o melhor meio de comunicação entre escola e pais separados, não sendo responsabilidade da instituição fazer chegar informações ao genitor visitante;
Análise das alternativas:
a) Correta. Muitas escolas preservam a ideia de que os cuidados primários relativos à criação e educação dos filhos devem ser exercidos preferencialmente pela mãe.
b) Correta. Muitos pais não costumam informar a escola sobre a separação do casal, dificultando a ajuda que a instituição poderia dar a esses alunos.
c) Correta. Uma parcela significativa das crianças apresenta aumento da ansiedade e dificuldade de aprendizagem logo após a separação dos pais
d) Incorreta. O erro consiste na afirmação de que não é responsabilidade da instituição fazer chegar informações ao genitor visitante. Da mesma forma que o genitor guardião, o genitor visitante tem direito de ser informado dos acontecimentos da vida escolar do filho e a escola deve fazer sua parte nesse processo.
e) Correta. No ambiente educacional, as crianças desenvolvem atividades que contribuem para aliviar o estresse, a tristeza e a raiva que podem ser causados pela separação dos pais.
Para se aprofundar mais no assunto:
ALSOP, Pippa; McCAFFEY, Trisha. Transtornos emocionais na escola: alternativas teóricas e práticas. São Paulo: Summus, 1999.
Deixe um comentário