Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

A triste história dos orfanatos romenos criados no regime comunista no país mostra de maneira dramática as consequências da privação social e afetiva no desenvolvimento físico e psicológico de bebês. Atualmente, no Brasil, a inclusão da criança ou adolescente em programas de acolhimento familiar tornou-se preferencial à institucionalização. Sobre a medida judicial de acolhimento familiar, é correto apontar que:

Continua após a publicidade..

Resposta:

A alternativa correta é letra B) o programa de acolhimento familiar oportuniza um atendimento individualizado, a convivência familiar e a criação de vínculos afetivos com os guardiães temporários;

Análise das alternativas:

 

a) Incorreta. No programa de acolhimento, a família acolhe, em sua casa, por um período de tempo determinado, uma criança ou adolescente que vem sofrendo algum tipo de violência em sua própria família. Isto não significa que a criança vai passar a ser filho da família acolhedora, mas que vai receber afeto e convivência desta outra família até que possa ser reintegrado à sua família de origem ou, em alguns casos, ser encaminhado para a adoção. 

 

b) Correta. Ao invés do encaminhamento para abrigos, onde as crianças e adolescentes serão tratados numa abordagem coletiva, a família acolhedora consegue respeitar a individualidade dessas crianças e adolescentes, dedicando um olhar responsável e cuidadoso para a resolução de cada problemática em particular. Portanto, esta será nossa resposta.

 

c) Incorreta. O acolhimento familiar é de caráter provisório e tem como objetivo maior a reintegração à família de origem. Durante o acolhimento, o programa deve propor o acompanhamento da criança, da família de origem e da família acolhedora, para que os problemas existentes sejam discutidos e solucionados.

 

d) Incorreta. Geralmente, uma vez acolhida, a criança ou adolescente não muda de família.

 

e) Incorreta. A suspensão da visitação da família de origem é uma medida de caráter judicial, portanto, esta decisão não cabe à família acolhedora. 

 


Fonte: 

 

http://www.scielo.br/pdf/paideia/v20n47/a08v20n47.pdf

 

http://www.crianca.mppr.mp.br/arquivos/File/download/O_ECA_e_o_acolhimento_familiar.pdf

 

Continua após a publicidade..
Continua após a publicidade..

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *